Preço do petróleo sobe acima de 44 dólares após declarações do presidente da OPEP

Foto
O consumidor final deverá ver aumentada a sua factura de combustível muito proximamente, caso se mantenha os preços elevados do petróleo Pedro Cunha/PÚBLICO

O preço do petróleo "light", para entrega em Setembro, subiu 42 cêntimos, ou seja, um por cento, para 44,24 dólares (36,8 euros) o barril no mercado electrónico de Nova Iorque, o valor mais alto desde 1983.

"Se os preços continuarem a subir, o que poderá fazer a OPEP?", questionou Purnomo Yusgiantoro, acrescentando que "os preços estão loucos".

Segundo o presidente da OPEP, o ministro saudita do Petróleo terá dito ontem que "poderiam aumentar o fornecimento, mas não pode ser imediatamente, é preciso tempo".

Desde o início do ano, o preço do petróleo tem aumentando devido às preocupações com possíveis ataques aos campos petrolíferos no Médio Oriente e com problemas nos fornecimentos por parte da Rússia, Nigéria e Venezuela.

A OPEP reafirma que está a produzir perto da sua capacidade limite, após ter aumentado duas vezes a quota de produção nos últimos dois meses para enfrentar a subida dos preços.

A manter-se este nível de preços do petróleo por mais alguns dias, deverá ser certo que o consumidor final verá a factura do combustível aumentar muito proximamente, conforme tem acontecido neste ano.

Sugerir correcção
Comentar