O Museu Nacional de Arte Antiga - um dos mais importantes e visitados museus nacionais portugueses - passa a ter disponível o roteiro da autoria de Ana de Castro Henriques em versão integral em inglês, traduzido por John Elliot.
A visita sugerida pela autora começa com pintura e escultura portuguesas, prossegue com ourivesaria, cerâmica e artes orientais, passa pela capela das Albertas e termina no mobiliário português, pintura europeia e artes decorativas europeias.
Na obra são reproduzidas algumas das peças mais notáveis do acervo do museu, onde se destacam as colecções de pintura portuguesa e estrangeira dos séculos XII a XIX, escultura e ourivesaria dos séculos XII a XVIII, desenhos dos séculos XV a XVIII, e gravuras europeias dos séculos XVI a XIX.
O roteiro também inclui cerâmica portuguesa e estrangeira, tapeçaria, tecidos e mobiliário com incidência nas criações indo-portuguesas.
O novo roteiro do Museu Grão Vasco oferece um percurso ao renovado edifício, alvo de obras recentemente, e permite uma visão das valiosas colecções que dão corpo ao seu acervo.
Fundado em Viseu em 1916, o museu possui peças de pintura, escultura, ourivesaria e marfins dos períodos Romântico ao Barroco, na sua maioria provenientes da Sé local e de igrejas da região. Possui também diversas peças de arqueologia, pintura portuguesa do século XIX, faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário.
A colecção Roteiros Gerais do IPM tem vindo a ser realizada em colaboração com as Edições ASA.