Ricardo Quaresma no FC Porto por cinco épocas

Foto
Quaresma saiu do Sporting para o Barcelona e agora ingressa no FC Porto Estela Silva/Lusa

O jovem extremo português Ricardo Quaresma foi hoje apresentado como jogador do FC Porto, tendo assinado um contrato válido para as próximas cinco temporadas, a título definitivo.

Quaresma, 20 anos, regressa assim a Portugal depois de na última época ter jogado pelo FC Barcelona (Espanha). O futebolista foi formado nas escolas do Sporting.

Ricardo Quaresma estreou-se na SuperLiga aos 18 anos e jogou pela primeira vez na selecção sénior portuguesa, no dia 10 de Junho do ano passado, frente à Bolívia.

"Sinto que vou ser feliz! Quando soube do convite, nem pensei duas vezes. O FC Porto foi a única equipa a mostrar confiança em mim. Foram os únicos a mostrar interesse nas minhas qualidades", disse o jogador, no auditório do Estádio do Dragão, no Porto.

Quaresma explicou não vir para os campeões nacionais em substituição de nenhum jogador, mas sempre sublinhou a importância de vir a utilizar a "camisola dez", anteriormente de Deco, internacional português hoje apresentado no Barcelona.

"Vou jogar com o dez. É um número de um grande jogador [Deco], que já saiu", disse o extremo, voltando a reiterar que o Sporting é "passado" e que o importante é mesmo pensar no "FC Porto e no futuro".

Internacional "A" por uma ocasião e "cliente assíduo" das selecções jovens, Ricardo Quaresma lesionou-se com gravidade no decorrer da frustrante época passada em Barcelona, sendo que não esteve presente no Europeu de sub-21, nem no Euro 2004, mas espera ser chamado, no próximo mês, aos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 (Grécia).

"Estou preparado para ir aos Jogos Olímpicos. Agora vou esperar pela convocatória. Mas o meu desejo é ir a Atenas", concluiu Ricardo Quaresma.

De acordo com o comunicado da SAD do FC Porto à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, Ricardo Quaresma foi "transaccionado" com os catalães por seis milhões de euros.

Depois do grego Seitaridis (Panathinaikos, Grécia), do português Areias (Beira-Mar) e dos brasileiros Pepe (Marítmo), Rossato e Paulo Assunção (Nacional da Madeira), Quaresma é, desta forma, o sexto reforço para o novo treinador dos "dragões", o italiano Luigi del Neri.
Dados de Ricardo Quaresma

Nome: Ricardo Andrade Quaresma BernardoData de Nascimento: 29 de Setembro de 1983
Naturalidade: Lisboa
Altura: 1,73m
Peso: 69 kg
Títulos: vencedor do campeonato nacional (2001/2002, pelo Sporting), da Taça de Portugal (2001/2002, Sporting) e Campeonato da Europa de sub-16 (1999/2000).

Sugerir correcção
Comentar