Primeiros 24 jogos do Euro 2004 foram vistos por mais de mil milhões de pessoas

Foto
Os encontros da selecção portuguesa tiveram 14 por cento do total da audiência António Cotrim/Lusa

Segundo os mesmos dados, aos quais a Lusa teve acesso, 1,334 milhões de telespectadores acompanharam os primeiros encontros do Campeonato Europeu de Futebol, o que significa que, em média, 111 milhões e 160 mil de pessoas assistiram diariamente às transmissões televisivas dos jogos.

Portugal contribuiu para este número com uma audiência média total (número médio de pessoas que viram, pelo menos, parte do jogo) de 33 milhões de telespectadores, de acordo com a análise da agência de planeamento e compra de espaço publicitário.

No primeiro lugar do "top" de telespectadores encontra-se a Alemanha, que apresentou uma audiência média de cerca de 242 milhões de pessoas.

Os jogos mais vistos desta fase da competição europeia, que terminou a 23 de Junho, foram os encontros França-Inglaterra, Alemanha-Holanda e Portugal-Espanha.

O confronto entre a equipa francesa e a selecção inglesa foi aquele que atingiu os valores mais expressivos, com mais de 94 milhões de telespectadores em 21 países, enquanto o Portugal-Espanha ultrapassou uma audiência média de 78 milhões. A transmissão da partida Alemanha-Holanda, exibida em 20 países, conquistou mais de 86 milhões de pessoas.

Nesta primeira fase, Alemanha, Inglaterra e Portugal ocuparam os três primeiros lugares no "ranking" das selecções mais vistas, conseguindo que todas que as suas exibições atingissem níveis de audiências de mais de 200 milhões de telespectadores. A Letónia foi a selecção que menos audiência média captou, ficando-se pelos cerca de 111 milhões de pessoas.

Quando analisados os países individualmente, 14 por cento do total da audiência dos jogos foram atribuídos aos encontros da selecção portuguesa, logo seguidos pelos da equipa espanhola (8,8 por cento). Um cenário que se repetiu na vizinha Espanha, com os jogos da equipa lusa a conquistarem a segunda posição entre as preferências dos telespectadores espanhóis, com 11 por cento das audiências.

Em termos de grupos da competição, Portugal — integrado no grupo A, com a Espanha, Rússia e Grécia — foi o país que mais acompanhou a sua selecção através da televisão. O encontro contra a Rússia foi aquele que reuniu o maior índice de audiência, atingindo os 35,5 por cento.

O estudo da Carat Portugal analisou 21 mercados, onde estão incluídos países como Finlândia, Polónia, Turquia, China, Canadá, Roménia, Sérvia e os participantes do Euro 2004.

RTP inicia hoje emissão especial dedicada à final do Euro 2004

Para a grande final de domingo, a RTP está a preparar uma edição especial, que começa já hoje e para o qual todas as delegações da estação estão mobilizadas, anunciou hoje Nuno Santos, subdirector de programas, em conferência de imprensa.

A emissão especial arranca hoje, depois do "Telejornal", com "A Hora dos Heróis", programa que consiste num conjunto de entrevistas aos jogadores da selecção portuguesa, feitas ao longo do campeonato pelo jornalista Daniel Oliveira, nas quais estes "falam deles mais enquanto pessoas do que enquanto profissionais, mostrando ao público o lado que menos conhecido dos jogadores", adiantou Nuno Santos.

Para o dia da final do Campeonato Europeu de Futebol, que se realiza domingo (19h45), a RTP mobilizou todas as suas estruturas. "Investimos o melhor dos nossos recursos humanos, tanto nas equipas de reportagem como nas equipas técnicas", salientou o subdirector de programas da estação de televisão.

A emissão será transmitida a partir do Parque das Nações, com início marcado para as 11h00, com uma interrupção para o "Jornal da Tarde" em directo do Estádio da Luz, sendo retomada às 15h30 até ao início do jogo entre Portugal e Grécia.

Até à hora do jogo, serão feitas ligações a vários pontos do país e do mundo, nomeadamente ao Porto, a Viseu, Faro, Suíça, África e Brasil, tentando "mostrar todo o ambiente que se viverá naquele dia", referiu Nuno Santos.

Além de todas as estruturas da estação de televisão estarem envolvidas a nível nacional e internacional nesta emissão, os meios técnicos estão concentrados, sobretudo, no Estádio da Luz. Segundo declarações do subdirector de informação da RTP, estarão "pelo menos" 20 câmaras espalhadas por todo o país (antes e depois do jogo) e, "para a personalização da transmissão", mais 13 em vários pontos do estádio, "fora as 22 câmaras da EBS [empresa responsável pelas transmissões do Euro 2004, formada pela RTP e RDP], que tem feito um excelente trabalho nas transmissões de outros jogos do campeonato".

Apesar de se escusar a referir valores, Nuno Santos garantiu que o grande investimento que a RTP fez foi ao nível dos recursos humanos, realçando que a estação pública continua dentro do "orçamento atribuído de início para o Euro 2004".