UE aceita reduzir emissões de dióxido de enxofre libertadas pelos navios

Foto
Os navios tornaram-se a maior fonte de SO2 da União Europeia Nuno Veiga/Lusa

A União Europeia chegou hoje a acordo sobre a redução a partir de 2007 de mais de 500 mil toneladas por ano das emissões de dióxido de enxofre (SO2) libertadas pelos navios, em benefício da saúde humana e do ambiente.

De acordo com Bruxelas, o SO2 é um gás tóxico que causa problemas de saúde e é responsável pela "chuva ácida". Os navios tornaram-se a maior fonte de SO2 da União Europeia.

"Com o acordo de hoje, a política da UE sobre navios deu mais um passo [...]. Os novos limites acordados hoje irão reduzir drasticamente as emissões de dióxido de enxofre na UE", considerou Margot Wallstrom, a comissária europeia para o Ambiente.

"Acredito que os países da UE podem e devem fazer mais para melhorar os padrões ambientais para os navios. Vinte Estados ainda não ratificaram a convenção sobre poluição atmosférica da Organização Marítima Internacional", de 1997, acrescentou.

No âmbito da estratégia das emissões de navios (2002), a Comissão Europeia apresentou uma proposta de directiva para reduzir o SO2 nos combustíveis para navios utilizados na UE. A proposta vai agora para o Parlamento Europeu para segunda leitura antes de um acordo final pelo Conselho de Ministros.

De acordo com Bruxelas, a proposta da Comissão vai ter significativos impactes na saúde, ao reduzir a incidência de asma, bronquite e problemas cardíacos. Além disso, a proposta vai ajudar a reduzir a acidificação dos lagos e florestas do Norte da Europa.

Sugerir correcção
Comentar