CP encurta distâncias com mais e melhores comboios desde o Minho ao Algarve
A modernização da rede ferroviária no eixo atlântico vai permitir à CP revolucionar a sua oferta no eixo Braga-Porto-Lisboa-Faro com comboios directos e mais rápidos entre as principais cidades e, sobretudo, com ligações ao Algarve e ao Alentejo sem a travessia fluvial do Barreiro.A partir de 6 de Junho, Lisboa e Porto passam a estar ligados com um comboio Alfa Pendular ou Intercidades de hora a hora. Braga e Lisboa terão três comboios pendulares em cada sentido e Guimarães um intercidades diário. Para o Algarve haverá diariamente um Alfa e três Intercidades directos de Lisboa para Faro. Já Beja, que tinha três Intercidades para o Barreiro, vai ficar só com dois, mas com a vantagem de virem directamente a Lisboa, também pela ponte 25 de Abril.Os tempos de percurso foram encurtados. As composições mais rápidas vão demorar apenas 2 horas e 50 minutos entre Santa Apolónia e Campanhã e de Lisboa a Braga menos de quatro horas. O Algarve ficará a três horas de Lisboa e a cerca de seis do Porto, sendo que, neste caso, a CP garante o transbordo entre comboios na mesma plataforma da estação do Oriente.Na apresentação dos horários, feita ontem em Lisboa, o presidente da CP, Martins de Brito, disse que esta oferta "vai favorecer e incrementar a mobilidade das populações e reposicionar o transporte ferroviário em termos nacionais", pois o eixo atlântico abrange 70 por cento da população do país.A empresa espera um aumento de 20 por cento na procura de passageiros e igual percentagem no aumento de receitas. Como a empresa transporta nos Alfa e Intercidades cerca de 3,5 milhões de passageiros por ano e factura 36 milhões de euros, as receitas deverão subir 7,2 milhões de euros. Não salva a CP da falência técnica em que subsiste desde há anos, mas ajuda a suavizar os prejuízos.Para promover a nova oferta, a empresa vai investir mais de 250 mil euros numa campanha publicitária na rádio, televisão e jornais. Amanhã, o primeiro-ministro dará também uma ajuda à CP ao realizar uma viagem num Alfa de Coimbra a Faro sem quaisquer paragens, numa composição que sairá da cidade do Mondego às 11h e chegará a Faro às 15h30. A mais de 200 à hora. E sem multas...Ainda as obras na linha do Norte...De Braga ao Porto e de Lisboa a Faro as linhas da Refer estão ao nível do que há de melhor na Europa. Mas já a linha do Norte continua salpicada de troços já modernizados entre outros que se encontram em obras. Os últimos trabalhos da Refer já permitiram encurtar o tempo do Lisboa-Porto de três horas para 2 horas e 50 minutos, mas só em 2007, segundo o presidente da Refer, Brancaamp Sobral, será possível que o Tejo e o Douro estejam à distância de apenas 2 horas e 10 minutos sobre carris.Até lá, os pendulares só contam com alguns troços para acelerar até aos 220 km/hora. Não são muitos, nem a CP conta demasiado com eles para ganhar velocidade, mas permitem absorver o tempo perdido nos afrouxamentos provocados pelas obras na linha, fazendo com que o limiar se mantenha abaixo das três horas. Já para o Algarve, uma parte do Alentejo é atravessada à velocidade máxima do comboio pendular. Um dos anúncios da campanha publicitária lembra precisamente que agora se pode andar a "220 km/hora sem multas". Mas a zona da serra algarvia não permite passar dos 100 à hora, embora de Tunes a Faro a velocidade de 140 km/hora seja superior à permitida na via do Infante. A Refer tem um projecto para construir uma variante ferroviária em Alcácer do Sal que poderia reduzir o tempo de trajecto de Lisboa a Faro em 12 minutos. Com a eliminação de passagens de nível no litoral algarvio pode-se ainda reduzir a viagem em cinco minutos, o que permitiria fazer Entrecampos-Faro em 2 horas e 35 minutos.