Desvio de fundos: Câmara de Salvaterra de Magos exige "esclarecimento total"

Foto
PUBLICO.PT

“As pessoas devem ser julgadas pelos seus actos na vida pública”, afirmou Ana Cristina Ribeiro, do Bloco de Esquerda, salientando que este caso nada tem a ver com as divergências entre a autarquia e os bombeiros locais.

Carlos Leonel, comandante dos Bombeiros de Salvaterra de Magos e até há cerca de três meses vereador do PS, e Joaquim Mário Antão, presidente da concelhia socialista e presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros na década de 1990, foram hoje detidos pela GNR, por suspeita de desvio de fundos dos bombeiros. Os dois detidos serão ouvidos amanhã pelo Tribunal de Vila Franca de Xira.

De acordo com a autarca, as detenções verificadas hoje resultam de uma “investigação conduzida pelo Ministério Público” sobre a actuação daqueles dois elementos na gestão da Associação de Bombeiros. “A Câmara não tem qualquer envolvimento neste processo”, garantiu Ana Cristina Ribeiro.

Recentemente, a autarquia e a Associação de Bombeiros trocaram acusações devido à recusa da autarca em nomear o comandante dos bombeiros como delegado municipal da Protecção Civil, num momento em que ainda era vereador do PS.

Na ocasião, Ana Cristina Ribeiro invocou “falta de confiança” para nomear Carlos Leonel, decisão que desagradou à actual direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros.

Por seu lado, o presidente da Federação Distrital do PS de Santarém, Paulo Fonseca, afirmou a sua solidariedade com aqueles militantes do partido, manifestando a "confiança no bom funcionamento da justiça". "Eles vão ser ainda ouvidos e só depois de saber quais os crimes de que são acusados é que me vou pronunciar", concluiu.