Pimenta Machado afastado por dois meses

Foto
PUBLICO.PT

Pimenta Machado, a quem foi também aplicada uma multa no valor de 2000 euros, foi punido em consequência das declarações publicadas a 4 de Fevereiro em vários órgãos de comunicação social, em reacção aos incidentes do jogo entre o Guimarães e o Boavista (1-1), que levou à interdição por 30 dias do Estádio D. Afonso Henriques.

Na altura, o presidente vimaranense insurgiu-se contra a nomeação do árbitro Paulo Baptista para o encontro da 20ª jornada da Superliga, questionando se a Comissão de Arbitragem da Liga de Clubes a teria tomado por "compadrio", "ignorância", ou "falta de senso".

A comissão sancionou também, a título preventivo, o clube minhoto com a realização de um encontro à porta fechada, a cumprir frente ao Sporting, na 34ª e última ronda do campeonato, na sequência dos incidentes ocorridos no jogo com o Paços de Ferreira, da 31ª jornada da prova, que os vimaranenses perderam por 1-0.

No dia 18 de Abril, devido ao elevado preço dos bilhetes (40 euros), vários adeptos do Guimarães decidiram ficar perto do Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira, em sinal de protesto e terão, alegadamente, atirado pedras para dentro do recinto, quando o clube visitado marcou o único jogo do encontro, aos 87 minutos.

O confronto do próximo domingo assume crucial importância para as duas equipas: o Vitória de Guimarães, actual 13º classificado, ainda não tem assegurada a permanência no primeiro escalão, enquanto o Sporting persegue o segundo lugar da Superliga, mas está dependente de uma "escorregadela" do rival Benfica.

O órgão disciplinar da Liga de Clubes decidiu ainda punir o treinador dos "encarnados", José Antonio Camacho, com multa no valor de 3100 euros, por falta de comparência do técnico espanhol à tradicional entrevista que se efectua no final dos jogos, na partida com o Beira-Mar, da 27ª ronda do campeonato.