Rebeldes matam 173 refugiados em ataque a campo no norte do Uganda

Os rebeldes do Exército de Resistência do Senhor (LRA), liderado por Joseph Kony, atacaram um campo de refugiados ugandeses que fugiam do conflito no norte do país, matando 173 pessoas, segundo um sacerdote católico presente no local disse à Reuters.

Grupos de rebeldes, que combatem há 17 anos contra o governo, atacaram ontem à noite o campo de Barloonyo, na província ugandesa de Lira. Os homens, armados com espingardas de assalto e granadas, irromperam pelo campo e incendiaram as cabanas onde se abrigam os refugiados, que alvejavam à medida que fugiam. A maioria decidiu não fugir e procurou abrigo nas cabanas, onde acabaram por morrer queimados.

Segundo o padre Sebhat Ayele, que visitou hoje o campo, contou à Associated Press, já foram sepultados 51 corpos e há dezenas mais à espera de uma cerimónia.

O exército confirma o ataque, mas o porta-voz, major Shaban Bantariza, não confirmou o número de mortos. No campo residiam mais de cinco mil pessoas.

O campo era guardado por uma força de defesa local, mas que não bastou em número para conter a investida dos rebeldes do LRA.

Os rebeldes do LRA costumam cortar os lábios e membros às suas vítimas e raptam dezenas de milhares de crianças de pequenas localidades e forçam-nas a ir para a frente de guerra. Muitas delas tornam-se escravas sexuais. Liderados por Joseph Kony, que acreditam ter poderes sobrenaturais, estes rebeldes lançam o caos à sua passagem há anos, tendo já forçado cerca de um milhão de pessoas a fugir das suas casas.

Para os ataques ao norte do Uganda, partiam do sul do Sudão, mas em Março de 2002 as autoridades sudanesas autorizaram a presença de tropas ugandesas no sul do país, onde destruíram as bases do LRA.Tal operação levou os rebeldes a entrar no norte do seu país, onde continuam a atacar campos e aldeias, onde pilham e matam.

Os rebeldes dizem defender os interesses do povo do norte do Uganda e rejeitaram até aqui as ofertas de conversações do governo, liderado por um Presidente do sul.

Sugerir correcção
Comentar