Ralph Nader anuncia candidatura à Presidência dos EUA

Foto
Os votos conquistados por Nader em 2000 acabaram por prejudicar a candidatura de Al Gore H. Rumph J./AP

O veterano defensor dos direitos do consumidor Ralph Nader anunciou hoje, oficialmente, que vai candidatar-se como independente às eleições presidenciais norte-americanas, em Novembro deste ano.

No ano 2000, Nader foi o candidato presidencial pelo Partido Verde e os votos que roubou a Al Gore revelaram-se decisivos para a eleição acabar por se inclinar - após toda a conhecida polémica na Florida - a favor de George W. Bush. Nader sempre rejeitou esta leitura, afirmando que Gore foi derrotado pelo próprio Gore, e costuma apontar como melhor exemplo o facto de o ex-vice de Bill Clinton nem sequer ter conseguido ganhar no seu estado natal, o Tennessee.

Hoje, em entrevista ao programa "Meet the Press" da NBC, Nader anunciou a sua decisão: "Após ter reflectido bastante, ddecidi ser candidato independente às eleições poresidenciais". E o advogado, que fará 70 anos na próxima semana, explica porque vai entrar na corrida à Casa Branca: "Este país [EUA] tem muitos problemas e injustiças que não merece. Há demasiado poder e riqueza concentrados em muitas poucas mãos".

Sugerir correcção
Comentar