Morreu o socialista Acácio Barreiros

Foto
António Cotrim/Lusa

Acácio Manuel de Frias Barreiros, vice-presidente do grupo parlamentar do PS e membro da Comissão Política nacional dos socialistas, faleceu hoje, aos 55 anos, vítima de doença prolongada.

Nascido em 24 de Março de 1948, Acácio Barreiros foi um destacado militante do movimento estudantil e ganhou notoriedade como militante e posteriormente como deputado da UDP, entre 1976 e 1978, até entrar em ruptura com o partido, que abandonou em 1979.

Bancário de profissão, estudou no Instituto Superior Técnico e foi a mais conhecida voz da extrema-esquerda no Parlamento como deputado da UDP. Eleito deputado pelo PS em 1983, integrou a bancada socialista nas VI, VII, VIII e IX legislaturas.

Em 1983, quando voltou à Assembleia da República como deputado do PS, Acácio Barreiros elegeu a defesa do ambiente e a habitação para jovens como prioridades. No PS integrava a comissão política e esteve ligado à tendência liderada por João Soares.

Em 1999, assumiu a pasta da Defesa do Consumidor, como secretário de Estado no segundo Governo de António Guterres.

Foi presidente da Assembleia Municipal de Sintra, quando Edite Estrela foi presidente da autarquia. No início dos anos 80, esteve como independente nas listas do PS na Assembleia Municipal da Amadora.

PS lamenta morte de "camarada e amigo"

O secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues, reagiu com "profunda consternação e choque" à notícia da morte do "camarada e amigo" e mandou colocar a bandeira dos socialistas a meia haste.

Ferro Rodrigues disse à Lusa ter "um profundo sentimento de perda em relação a um homem e cidadão empenhado, que começou o combate político pelas suas ideias ainda antes do 25 de Abril de 1974". "As palavras são sempre insuficientes para expressar a tristeza perante tal desaparecimento. O PS e a política portuguesa estão de luto", sublinhou o líder socialista.

Também o líder parlamentar do PS, António Costa, lamentou a morte do deputado socialista, recordando "a dignidade com que lutou pelos valores em que acreditava".

"Acácio Barreiros faleceu depois de ter lutado com tenacidade e grande dignidade contra a doença que o vitimou", a mesma dignidade com que "lutou toda a sua vida pelos valores em que acreditava", afirmou António Costa, em declarações aos jornalistas, no Parlamento.

"Queremos prestar-lhe a nossa sentida homenagem e enviar à família os nossos sentimentos", declarou o líder parlamentar socialista.

O corpo de Acácio Barreiros estará esta noite em câmara ardente na Igreja de São Miguel, em Sintra. O funeral deverá ter lugar amanhã em hora ainda a indicar.

Sugerir correcção
Comentar