Bandas portuguesas reúnem versões dos Beatles em colectânea

Foto
Capa do raro LP "The Songs Lennon And McCartney Gave Away" DR

Trata-se de uma edição bilingue tendo em vista o mercado internacional, onde este tipo de gravação rara tem cotação elevada.

A colectânea reúne um total de 17 canções que, na sua esmagadora maioria, são editadas pela primeira vez em CD e que, no formato vinil, há décadas que já não se encontram no mercado.

A compilação abre com a versão portuguesa de "I Want To Hold Your Hand", pelo Duo Ouro Negro, que recebeu o título de "Agora Vou Ser Feliz" (1964), e termina com a homenagem do Quarteto 1111 ao grupo de Liverpool, com "Ode To The Beatles" (1971), construída à volta dos títulos das canções de Lennon, McCartney e George Harrison.

Entre as muitas raridades encontra-se a canção "Penina", que Paul McCartney compôs especialmente para os portugueses Jotta Herre em 1968 no Algarve.

Além da versão original, inclui-se também a de Carlos Mendes que, em 1979, integrou o muito raro LP "The Songs Lennon And McCartney Gave Away".

Um antigo guitarrista de Coimbra, Carlos Correia, mais conhecido por Bóris, que gravou "Grândola Vila Morena" com Zeca Afonso, entre outros discos, foi na sua juventude um músico "yé-yé", tendo gravado "I Call Your Name" (1967) no Conjunto Universitário Hi-Fi.

No Conjunto Académico Os Espaciais, que integra a colectânea com "When IHm 64" (1968), pontificava um dos mais conhecidos músicos portugueses de rock, Toni Moura (Psico, Tantra), enquanto no Conjunto Sousa Pinto ("Here There And Everywhere", 1967), o saxofone era do ex-ministro e actual deputado do PS, José Lello.

Os Pop Five Music Incorporated, que albergaram, entre outros, Miguel Graça Moura, Tozé Brito e Paulo Godinho, participam com "Ob-La- Di Ob-La-Da" e "Blackbird" (1969).

Um dos pontos altos da compilação é a versão ao estilo rufia do fado de Lisboa de "Hey Jude" (1969), por Carlos Bastos, acompanhado à guitarra por António Chainho.

Organizada pelo jornalista Luís Pinheiro de Almeida, co-autor do livro "Beatles em Portugal", "All You Need Is Lisboa", título escolhido pela EMI, contém também um pequeno texto do jornalista brasileiro Marcelo Fróes, autor, no Brasil, de idênticas colectâneas sob a designação genérica de "Os Anos da Beatlemania".

Enriquecendo a colectânea são publicadas todas as capas originais dos discos que a integram.

Sugerir correcção
Comentar