Reacções à morte de Jesus Correia

- João Malheiro, porta-voz da direcção do Benfica: "O Sport Lisboa e Benfica manifesta o seu mais sentido pesar pelo falecimento de Jesus Correia, figura impar da história do desporto nacional. À família, ao Sporting e aos muitos amigos e admiradores o nosso clube endereça as mais sentidas condolências".

- Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol: "Quero registar a notícia triste do falecimento de Jesus Correia, justamente no dia da primeira consagração portuguesa neste Europeu [sorteio do Euro 2004]. Dedico à sua memória este sucesso, reconhecido por todos. Foi um grande jogador, que fez história no futebol português".

- Valentim Loureiro, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional: "Fui surpreendido pela triste notícia da sua morte. Estive com ele na inauguração do Estádio de Alvalade e parecia-me bem de saúde. Era um dos ídolos da minha juventude. Ouvi muitos relatos na rádio quando jogava hóquei. Como desportista era uma referência. Entre os 10 e os 15 anos que me habituei a admirar os 'cinco violinos'. Conheci pessoalmente Jesus Correia e era uma pessoa de excelente trato, afável e atencioso. Foi um ídolo que antecedeu a geração de Damas e Eusébio. Era bom que pudesse assistir a alguns jogos do Europeu".




Morreu Jesus Correia, o último dos "cinco violinos"

Foto
Jesus Correia era o último dos "cinco violinos" ainda vivo António Cotrim/Lusa (arquivo)

Jesus Correia, o último jogador ainda vivo do grupo que ficou conhecido como os "cinco violinos", morreu hoje, aos 79 anos de idade.

Jesus Correia, também conhecido por "dois amores", era natural de Paço d'Arcos e celebrizou-se na formação sportinguista como extremo-direito, fazendo equipa com Vasques, Peyroteu, Travassos e Albano, os outros "quatro violinos".

O corpo de Jesus Correia vai estar a partir de hoje à tarde em câmara ardente, no Salão Paroquial da Igreja de Paço d'Arcos, e o funeral realiza-se amanhã no Cemitério de Oeiras, com o cortejo fúnebre a sair da igreja às 16h00, após uma missa de corpo presente.

Jesus Correia ingressou no Sporting em 1943 e jogou futebol até 1952, tendo sido campeão nacional por cinco vezes: 1947, 1948, 1949, e 1951 e 1952.

O seu último encontro oficial de futebol com a camisola do Sporting foi a 5 de Outubro de 1952 frente ao Benfica, com Jesus Correia a marcar o golo da vitória "leonina" (3-2).

Depois, Jesus Correia decidiu abandonar o futebol e dedicar-se à sua outra paixão, o hóquei em patins, tendo passado a representar o Paço d'Arcos e sido por diversas vezes campeão do Mundo e da Europa pela selecção nacional.

A sua última aparição em cerimónias públicas foi na inauguração do Estádio Alvalade XXI, a 6 de Agosto, onde deu o pontapé-de-saída para o jogo entre o Sporting e o Manchester United.

Sugerir correcção
Comentar