Primeiro troço da A25 abre amanhã ao trânsito sem inauguração

O primeiro troço da Auto-Estrada 25, entre Guarda e Vilar Formoso, abre amanhã à circulação, mas não vai ter cerimónia oficial. Quando estiver concluída, esta via, que segue o traçado do actual IP-5, vai ligar a fronteira à cidade de Aveiro.

Segundo o Governador Civil da Guarda, não haverá inauguração já que se trata de "uma abertura técnica, com a retirada das barreiras nos nós de acesso a este troço". Joaquim Lacerda garantiu que "o troço vai funcionar sem portagens, apesar de já terem sido anunciadas para esta via".

Por seu lado, o vereador Esmeraldo Carvalhinho, da Câmara Municipal da Guarda, considera que a eventual instalação de portagens nesta auto-estrada seria "mais uma discriminação negativa do interior". Carvalhinho entende que a instalação de portagens "prejudicará a fixação de populações e de empresários interessados em investir na região".

O governador Civil da Guarda sustenta, no entanto, que com ou sem portagens, a A25 "vai contribuir para o desenvolvimento do interior, potenciar o investimento, facilitar as comunicações com Espanha e com o resto da Europa". Joaquim Lacerda considera que a A25 e a A23 (que liga a Guarda a Torres Novas) "constituem, conjuntamente, um valioso contributo para a criação na Guarda de uma centralidade singular, propícia ao investimento".

O troço da A25 entre Guarda e Vilar Formoso corresponde a uma extensão de 34 quilómetros — num troço até agora integrado no IP 5. Por concluir, estão ainda as obras junto à Ponte do Côa, perto de Vilar Formoso, já que a estrutura está a ser duplicada com a construção de uma outra, com conclusão prevista para Maio de 2004, explicou a AENOR (Auto-Estradas do Norte, grupo que engloba a Lusoscut, concessionária da A25).

Por seu turno, o Instituto de Estradas de Portugal (IEP) adianta que se trata de um investimento superior a de 1,5 milhões de euros, prevendo-se que as obras estejam concluídas em Dezembro, já que decorrem ainda as obras de beneficiação do pavimento no troço de ligação da A25 entre o Nó de Almeida e Vilar Formoso, no valor de 140 mil euros.

Sugerir correcção
Comentar