Luís Filipe Vieira eleito presidente do Benfica com vitória histórica

Foto
Luís Filipe Vieira Manuel de Almeida/Lusa

O empresário Luís Filipe Vieira foi eleito 33º presidente do Sport Lisboa e Benfica com uma votação histórica, ao recolher 90,47 por cento dos votos nas eleições de ontem. Vieira sucede a Manuel Vilarinho.

Luís Filipe Vieira, que bateu o recorde anterior na posse de Manuel Damásio, com 87 por cento dos votos, recolheu 174.074 votos, superando por clara margem o seu principal opositor, Jaime Antunes, líder da lista B, que reuniu 14.087 votos (7,32 por cento), de acordo com os resultados oficiais das eleições, divulgados já hoje de madrugada.

Ainda mais longe ficou o candidato da lista C, Guerra Madaleno, que apenas conseguiu 1.346 votos (0,70 por cento).

Foram ainda recolhidos 1.669 votos brancos (0,87 por cento) e 1.233 votos nulos (0,64 por cento).

Nas primeiras palavras proferidas aos adeptos que o aguardavam já de madrugada no novo Pavilhão número 1 da Luz, o novo presidente do Benfica mostrou-se eufórico com os resultados do escrutínio.

"É com grande alegria e satisfação que me dirijo a todos os benfiquistas para celebrar esta vitória. Uma vitória com sabor especial, pela expressão dos números", sublinhou.

"Números que são o melhor sinal de que os sócios estão cansados de promessas vazias. É a vitória do trabalho, da coragem e, sobretudo, da seriedade", frisou Luís Filipe Vieira, que não se esqueceu do seu antecessor e companheiro na anterior direcção, Manuel Vilarinho. "Quando aqui chegámos, encontrámos um clube em caos, quase falido. Com esforço e dedicação recuperámos a credibilidade. Hoje temos um clube financeiramente regenerado, uma equipa em crescendo e o melhor estádio do mundo", disse, levando ao rubro os cerca de mil adeptos que se mantiveram no Pavilhão.

Luís Filipe Vieira voltou depois a centrar o seu discurso na seriedade, prometendo honrar o nome do Benfica e recuperar a mística do passado, com a construção de uma equipa ganhadora.

O novo presidente dos "encarnados" aproveitou ainda para agradecer a todos os que confiaram nele, dando palavras de apreço para os emigrantes, as "gloriosas" casas do Benfica e para os sócios, "os melhores do mundo".

"Serei a partir de segunda-feira o presidente de todos os benfiquistas, mesmo daqueles que não me deram o seu voto. Vamos esquecer divergências e dar as mãos para se construir um clube ganhador, à altura da sua história", concluiu Luís Filipe Vieira, antes de chamar ao microfone o presidente cessante, Manuel Vilarinho.

"Não é altura de despedidas, vou continuar a ajudar o clube. Fizeram muito bem em votar nesta direcção, que vai fazer igual ou melhor que eu", referiu Vilarinho. O ex-presidente do Benfica sublinhou ainda que a equipa dirigente que comandou "foi a melhor que o Benfica teve nos últimos anos".

Jaime Antunes lamenta que mensagem não tenha passado

Antes dos discursos, já os dois candidatos derrotados haviam reagido aos resultados, com Jaime Antunes a admitir que a sua mensagem não foi passada com sucesso e que os votos recolhidos ficaram abaixo das expectativas, enquanto Guerra Madaleno aceitava resignado a eleição de Luís Filipe Vieira, garantindo que tenciona agora "participar dentro do que for possível" na vida do clube.

O presidente da Assembleia Geral, Paulo Pitta e Cunha, anunciou que a tomada de posse dos novos corpos sociais realiza-se segunda-feira, às 21h30, no Pavilhão número 1 da Luz.

Sugerir correcção
Comentar