Líder dos conservadores britânicos enfrenta moção de desconfiança

Foto
Duncan Smith lidera os conservadores desde Setembro de 2001 Alastair Grant/AP

O líder da oposição conservadora britânica enfrentou hoje uma moção de desconfiança. Os opositores de Iain Duncan Smith no seio do seu próprio partido conseguiram recolher as 25 assinaturas necessárias para desencadear a votação.

Vários deputados conservadores exprimiram nos últimos dias a intenção de apresentarem uma moção de desconfiança esta quarta-feira, alegando a falta de carisma de Duncan Smith.

Se a maioria dos 163 parlamentares conservadores votarem contra o líder da oposição, Duncan Smith será obrigado a abandonar funções.

O chefe dos conservadores já disse que apelará, também amanhã, aos deputados para se pronunciarem em seu favor, prometendo dar luta aos opositores internos. Ao mesmo tempo, disse tencionar liderar o partido até às próximas eleições gerais. "Submeterei o meu nome a um novo mandato e conduzirei o partido às eleições gerais, para vencer", afirmou, na sede dos "tories", em Londres.

Duncan Smith, 49 anos, foi eleito líder dos conservadores em Setembro de 2001, após as eleições gerais vencidas pelos trabalhistas de Tony Blair.

Sugerir correcção
Comentar