"Ao Encontro de Espinosa" de António Damásio chega às livrarias na sexta-feira

"Ao Encontro de Espinosa", de António Damásio, obra que encerra a trilogia iniciada pelo neurologista português com "O Erro de Descartes" e prosseguida com "O Sentimento de Si", chega às livrarias às 00h00 de sexta-feira.

António Damásio estará em Portugal nos dias 28, 29 e 30 para o lançamento do seu novo livro, editado pelas Publicações Europa-América, e para participar na conferência "O Cérebro entre o Bem e o Mal", promovida pela Ordem dos Advogados.

Em "Ao Encontro de Espinosa - Emoções Sociais e a Neurologia do Sentir", o neurologista português combina descobertas recentes da neurociência com meditações acerca das contribuições pioneiras do filósofo rebelde Bento de Espinosa para a ciência moderna.

De acordo com a nova obra, Descartes errou ao defender a separação entre a mente e o corpo, enquanto Espinosa não apenas unificou os dois como entendeu o papel das emoções na sobrevivência da espécie e da cultura humanas.

Num trabalho humanístico e científico, que concentra as suas investigações nas emoções e nos sentimentos, Damásio demonstra que alegria, tristeza, ciúme e temor funcionam como pedras de toque de toda a organização social.

O investigador trabalhou com pacientes neurológicos, neles examinando como a natureza dos sentimentos e os afectos podem sustentar as maiores criações do espírito humano.

António Damásio, director do Departamento de Neurologia da Universidade do Iowa, Estados Unidos, tem-se dedicado à análise das fundações neurobiológicas da vida humana e obteve reconhecimento internacional com a sua obra científica.

O ensaio "O Erro de Descartes" está publicado e é ensinado em 23 línguas, ao passo que "O Sentimento de Si" está editado e é leccionado em 18 idiomas, tendo o novo título sido já classificado pelo jornal britânico "The Independent" como "um livro de excelência".

Sugerir correcção
Comentar