Coimbra inaugura hoje novo estádio

Foto
O Estádio Municipal de Coimbra tem capacidade para 30 mil pessoas Paulo Ricca/PÚBLICO

Coimbra despede-se hoje do velho "Calhabé" para receber o novo estádio municipal, com 30 mil lugares de capacidade, o terceiro dos dez recintos do Europeu de futebol Portugal 2004 a ser oficialmente inaugurado.

A cerimónia está marcada para as 18h00 e será presidida pelo ministro-adjunto do primeiro-ministro, José Luís Arnaut, informa a Lusa.

O novo municipal de Coimbra é o segundo dos chamados estádios "remodelados" a ser inaugurado, depois do D. Afonso Henriques, em Guimarães, que "nasceu" para o Euro 2004 no passado dia 25 de Julho.

Ao recinto da cidade "berço" seguiu-se o Alvalade Século XXI, em Lisboa, o primeiro construído de raiz, com capacidade para 52 mil espectadores, inaugurado oficialmente no dia 6 de Agosto, com um encontro entre o Sporting e o Manchester United.

O novo recinto de Coimbra, em forma de "U", aberto a Norte, está implantado sobre a encosta da cidade do Mondego, e parte do aproveitamento dos 15 mil lugares do "anel" do antigo estádio do bairro do Calhabé.

A obra arrancou a 20 de Novembro de 2001 e o custo de referência inicialmente fixado, em 15 milhões de euros, foi claramente ultrapassado. O montante final da obra deverá fixar-se nos 40 milhões de euros.

De concepção modernista, com autoria do arquitecto conimbricense António Monteiro, o novo Estádio Municipal de Coimbra veio requalificar a malha urbana, possuindo no seu interior uma considerável galeria comercial, bem como vários serviços camarários.

O estádio deverá receber três encontros da fase de grupos do Euro 2004 (12 de Junho a 4 de Julho) e no futuro passa a servir a cidade de Coimbra e a sua equipa de futebol mais representativa — a Académica.

Sugerir correcção
Comentar