Metade das famílias portuguesas nunca foi ao dentista

Foto
Os cuidados com a saúde oral não são tão atentos como deveriam Adriano Miranda/PÚBLICO

O estudo, realizado em Maio a partir de um inquérito a duas mil pessoas sobre higiene oral das crianças, indica que, apesar de a esmagadora maioria das famílias estar consciente da importância dos cuidados com a higiene e saúde oral das crianças, esta ainda deixa muito a desejar.

Setenta e sete por cento das crianças portuguesas iniciam a escovagem dos doentes entre o primeiro e o terceiro ano de idade e 13 por cento só o fazem depois dos três anos. Contudo, a altura ideal para iniciar a escovagem é quando aparecem os primeiros dentes de leite, normalmente a partir dos seis meses de idade.

O estudo, hoje apresentado em Lisboa, revela ainda que 31 por cento escovam os dentes menos de duas vezes por dia - a quantidade recomendada - e "somente 77 por cento dos pais, com crianças até aos três anos, supervisionam a escovagem".

A esmagadora maioria dos inquiridos disse que faria um "check-up" dentário, desde que este fosse gratuito. Por ocasião do mês dedicado à saúde oral, a SPEMD e uma marca dentífrica vão disponibilizar exames gratuitos em mais de mil consultórios dentários de todo o país.

Durante os "check-ups" os profissionais dentários farão a pedagogia adequada e as recomendações necessárias para uma boa prevenção e cuidados de higiene e saúde orais, a crianças e adultos.

Sugerir correcção
Comentar