"Separatistas de Ermesinde" apelam a Durão Barroso para elevação a concelho

O presidente do movimento "Separatistas de Ermesinde", Fernando Vale, dirigiu hoje uma carta ao primeiro-ministro Durão Barroso em defesa da elevação de Ermesinde a concelho, na qual também solicita um conjunto de serviços públicos para a localidade.

"Há, por parte do Estado, o reconhecimento da importância urbana deste núcleo populacional, mas, quanto à cotação da administração, deixa-o classificado no patamar mais baixo das autarquias locais", refere a carta.

Ermesinde, elevada à categoria de cidade há cerca de uma dezena de anos, tem uma população de 60 mil habitantes, sendo a freguesia mais populosa do concelho de Valongo.

"A nossa freguesia deveria ter tido sorte idêntica à da Amadora e Odivelas", salienta Fernando Vale na carta enviada a Durão Barroso, na qual propõe que o novo concelho integre as freguesias de Alfena (Valongo), S. Pedro Fins e Folgosa (Maia) e Água Longa (Santo Tirso).

Atendendo a que Durão Barroso também é presidente do PSD, Fernando Vale aproveita a oportunidade e solicita-lhe que "mande instruir o grupo parlamentar do PSD, com carácter de urgência, para desencadear os mecanismos legais adequados à concessão do estatuto de emancipação municipal" à localidade.

Quanto aos serviços de que Ermesinde necessita "com brevidade", Fernando Vale indica uma esquadra da PSP, um tribunal de comarca, um hospital distrital, uma biblioteca municipal e uma linha de metropolitano com ligação ao Porto.

A instalação de conservatórias de Registo Predial e de Registo Automóvel e de delegações dos serviços de emprego e da segurança social são outras das medidas defendidas pelo movimento "Separatistas de Ermesinde".

Sugerir correcção
Comentar