Variante de Alenquer abre hoje

Abre hoje ao trânsito, com cerca de um ano de atraso, a variante à vila de Alenquer.

Iniciada nos primeiros meses de 2001, a via tem perto de 2,3 quilómetros de extensão, desenvolvendo-se entre Sete Pedras e Cheganças. Já alcunhada no concelho como "obra de Santa Engrácia", pela lentidão com que foi realizada, a variante deveria ter sido inaugurada em Agosto do ano passado.

O seu trajecto permitirá desviar muito do tráfego que hoje atravessa o interior de Alenquer utilizando a Estrada Nacional 1- originando frequentes filas -, principalmente as centenas de pesados que afluem às grandes pedreiras do concelho.

De acordo com uma nota do Instituto das Estradas de Portugal, esta via permitirá também melhorar as condições de segurança do tráfego. As ligações à EN 1 far-se-ão através de duas rotundas.

O presidente da Câmara de Alenquer, o socialista Álvaro Pedro, diz que vários problemas na empreitada obrigaram à contratação de um segundo subempreiteiro e implicaram uma paragem dos trabalhos. No entender do autarca, atrasos nos pagamentos do Estado ao empreiteiro também terão contribuído para a lentidão dos trabalhos.

Álvaro Pedro frisa que a conclusão da variante também é determinante para o arranque das obras de regularização do rio de Alenquer, iniciadas em Julho. Os trabalhos incluem a substituição da ponte de Santa Catarina, integrada na EN 1. A nova via funcionará então como alternativa de circulação.

"Não concordo nada com a forma de ligação à EN1 [a Norte de Alenquer]. Preferia que tivesse parado ali e fizessem já o prolongamento da variante até à zona da Ota. O dinheiro era praticamente o mesmo, mas não conseguimos convencê-los. Está agora a fazer-se o projecto desse prolongamento", prosseguiu.

A Câmara defendia que esta intervenção deveria servir já para fazer uma variante mais extensa no sentido norte, que, futuramente, serviria também o aeroporto, mas o IEP não concordou.

Álvaro Pedro defende, ainda, a construção de uma variante ao Carregado - a segunda vila do concelho, situada a apenas 3 quilómetros de Alenquer -, que padece também de grandes congestionamentos de tráfego, mas a Câmara não tem obtido nenhuma indicação do Governo sobre o horizonte temporal de construção dessa via.

Sugerir correcção
Comentar