Mais de mil jovens

Minho Campus Party arranca hoje com centenas em torno dos computadores

Os computadores estão no centro deste festival
Foto
Os computadores estão no centro deste festival Paulo Ricca/PÚBLICO

Mais de mil participantes chegam hoje à Minho Campus Party, um festival de cinco dias onde os computadores, ligados a postos de acesso à rede em banda larga, são reis.

O evento decorre até domingo em Viana do Castelo e oferece todo o tipo de actividades relacionadas com computadores e inform‡áica, numa lógica de intercâmbio de ideias e conhecimentos, e é organizado desde 2001 pela AIMinho - Associação Industrial do Minho.

Para participar, os jovens inscritos pagaram 70 euros (quantia que inclui pensão completa, acesso à Internet, utilização das facilidades de alojamento do camping, entrada nas competições, conferências e iniciativas), tendo apenas de levar um computador pessoal (um único) e saco-cama.

No Pavilhão da Associação Industrial do Minho em Viana do Castelo está montada uma rede de ligação à Internet a alta velocidade (100 Megabits por segundo com base numa infraestrutura de fibra óptica).

Os participantes terão pelo menos quatro áreas para escolher: Jogos, Linux, Multimédia e Segurança, em que vão competir. Os prémios são equipamento informático.