Morreu o actor Rui Luís

O actor Rui Luís faleceu ontem no Hospital Distrital de Santarém. O funeral realiza-se hoje à tarde na Azóia de Baixo, localidade onde residia há alguns anos.

Fonte do Hospital de Santarém confirmou à Lusa a morte de Rui Luís da Conceição Silva às 18h15 de ontem no serviço de Urologia, onde estava internado.

Rui Luís, que representava o papel de "pai" da personagem "Tonecas", na série "As Lições de Tonecas", participou em quatro dezenas de filmes, portugueses e estrangeiros, em mais de uma centena de programas infantis, em mais de 300 folhetins radiofónicos e em numerosas telenovelas e séries televisivas.

Alexandrina Baptista, directora do grupo de teatro Cena Aberta, com o qual o actor colaborou esporadicamente depois de fixar residência na Azóia de Baixo, disse à Lusa que Rui Luís estava doente já há algum tempo.

A sua carreira começou como actor de rádio, em 1954, com uma pequena biografia que o próprio actor ditou para a Cena Aberta, na antiga Emissora Nacional, tendo-se estreado no cinema logo no ano seguinte, no filme alemão "Um Guia Turístico em Lisboa".

Em 1956 ganhou o concurso "À procura de um actor", promovido por Vasco Morgado e pelo jornal "Diário de Notícias", tendo sido convidado, no ano seguinte, para integrar o elenco da peça "O Inspector Geral", de Nicolau Gogol, no Teatro Nacional D. Maria II.

Nesse mesmo ano estreou-se na revista, no Teatro ABC, e participou na primeira peça de teatro na televisão.

Sugerir correcção
Comentar