Coreia do Norte não participa no fórum da ASEAN

Foto
A retirada de Pyongyang aconteceu após o Cambodja publicar um projecto de declaração fazendo menção à questão coreana Anatoly Maltsev/EPA

A Coreia do Norte não vai participar nos encontros internacionais da ASEAN previstos para a próxima semana em Phnom Penh, no Cambodja, onde estarão representantes dos EUA, que pretendem discutir o programa nuclear de Pyongyang.

"Acabámos de ser informados de que o ministro norte-coreano dos Negócios Estrangeiros não irá participar no Fórum da ASEAN [Associação das Nações do Sudeste da Ásia], anunciou à AFP um responsável do ministério cambodjano dos Negócios Estrangeiros.

Pyongyang não apresentou nenhuma razão oficial para a sua retirada das reuniões do fórum previsto para o dia 18 de Junho, em presença dos chefes da diplomacia dos Estados Unidos, China, Japão, Rússia e União Europeia.

Os media oficiais da Coreia do Norte admitiram pela primeira vez esta semana que o regime comunista procura dotar-se de armas nucleares, originando graves preocupações na comunidade internacional.

O responsável do Cambodja explicou, a coberto do anonimato, que a retirada de Pyongyang aconteceu após o ministério cambodjano dos Negócios Estrangeiros publicar um projecto de declaração fazendo menção à questão coreana.

"Esperávamos que eles aceitassem o ponto mencionado. Mas afinal decidiram não vir", disse.

O conteúdo do texto não foi precisado, mas na semana passada a Presidente filipina, Gloria Arroyo, afirmou que iria propor uma resolução pedindo à Coreia do Norte que renunciasse às suas ambições nucleares.

O Cambodja é um dos poucos países a manter boas relações com Pyongyang e espera mediar as conversações entre os norte-coreanos e o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell.

Sugerir correcção
Comentar