Sérgio Vieira de Mello nomeado representante especial da ONU no Iraque

Foto
Vieira de Mello deverá pôr em prática a autoridade interina no Iraque Martial Trezzini/AFP

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, nomeou o actual alto comissário das Nações Unidas para os Direitos do Homem, Sérgio Vieira de Mello, como representante especial no Iraque.

De acordo com uma fonte diplomática, citada pela AFP, Vieira de Mello, de nacionalidade brasileira, será nomeado por um período inicial de quatro meses e irá manter as suas actuais funções como alto comissário, cargo que ocupa há oito meses. O brasileiro tinha já sido administrador transitório da ONU em Timor-Leste.

O Conselho de Segurança da ONU pediu a Annan que nomeasse um representante especial para o Iraque, no âmbito da resolução votada ontem e que levanta as sanções internacionais impostas durante 13 anos no Iraque. Vieira de Mello deverá para pôr em prática a autoridade interina e a nomeação dos membros do conselho de vigilância do fundo de desenvolvimento do Iraque (controlado pelo banco central iraquiano), no qual serão depositados os lucros provenientes da exploração petrolífera.

A resolução prevê ainda a entrega da tutela económica e política do Iraque às forças de ocupação norte-americanas e britânicas.

Sugerir correcção
Comentar