Dia da Marinha comemorado em Ílhavo

Foto
A Marinha continua a braços com dificuldades orçamentais Público

Em homenagem à chegada de Vasco da Gama à Índia, a 20 de Maio de 1498, cumpre-se hoje o Dia da Marinha, data assinalada com pedidos ao ministro de Estado e da Defesa, Paulo Portas, que hoje preside à sessão solene, em Ílhavo.

A escolha de Ílhavo para se comemorar o Dia da Marinha ficou a dever-se à "tradição marinheira" do município, associado desde o século XVI à pesca do bacalhau nos mares frios da Gronelândia, disse o presidente da Câmara, Ribau Esteves.

As comemorações em Ílhavo já começaram há alguns dias, com centenas de baptismos de mar e visitas guiadas aos navios atracados na cidade.

Hoje, terão lugar uma demonstração de manobras por fuzileiros e um desfile naval com nove navios, incluindo o navio-escola "Sagres" e o "Creola".

O período é tido como de crise para a Marinha portuguesa, porque continuam a ser substituídos vários navios, no âmbito de um programa de renovação da frota da Marinha, mas subsistem ainda muitas embarcações já ultrapassadas. A renovação prevê a compra de 12 patrulhões, dois dos quais preparados para combater a poluição oceânica, quatro navios e dez lanchas de fiscalização rápida.

Sugerir correcção
Comentar