Observação nocturna de anfíbios à procura do tritão palmado

A observação do mais raro anfíbio existente em Portugal, o tritão palmado (Triturus helveticus), é o principal atractivo da sessão nocturna de observação de anfíbios que se realiza quarta-feira no Mindelo, Vila do Conde, guiada pelo biólogo José Teixeira, director da Sociedade Portuguesa de Herpetologia.

Na zona onde vai decorrer esta iniciativa, hoje anunciada pela Associação dos Amigos do Mindelo, estão referenciadas 14 das 17 de espécies de anfíbios existentes em Portugal.

Por essa razão, a sessão de observação nocturna poderá permitir a observação de animais como o tritão palmado, o mais raro anfíbio que existe em território português, ou a salamandra de costelas salientes.

A sessão de observação, que é gratuita mas exige marcação prévia, vai decorrer na Reserva Ornitológica do Mindelo, que possui uma área de cerca de 590 hectares com dunas, zonas húmidas, manchas florestais e campos agrícolas, além de uma frente de mar com mais de dois quilómetros de extensão.

Esta diversidade de habitats permite albergar um grande conjunto de espécies, constituindo um refúgio essencial para aves migratórias, tendo ali sido observadas mais de 150 espécies de aves.

O tritão palmado, endemismo europeu, está incluído no Anexo III da Convenção de Berna e sofre com a alteração do habitat, poluição, invasão de espécies exóticas e falta de informação sobre a espécie.

Actualmente dá-se o regresso dos indivíduos à água para a reprodução (entre Março e Abril), depois de passar o período de hibernação em terra.

Sugerir correcção
Comentar