Presidente da República consulta economistas

Foto
Os cenários descritos esta semana pela Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional não abonam a economia portuguesa Tiago Petinga/Lusa

O Presidente da República vai encontrar-se na próxima quinta-feira, no Palácio de Belém, com um grupo de economistas para debater a situação económica em Portugal, refere o "Jornal de Negócios".

A iniciativa partiu do próprio Jorge Sampaio, numa altura em que a Comissão Europeia reviu em baixa as projecções de crescimento de Portugal e o Fundo Monetário Internacional admite que o país irá viver um período de recessão este ano, com a economia a contrair-se 0,3 por cento.

Entre os convocados para o encontro estão os economistas Silva Lopes, antigo presidente do Conselho Económico e Social, Ferreira do Amaral, Miguel Beleza, Teodora Cardoso e Alberto Castro.

Entre os temas da conversa, admite-se que se venha a falar do aumento do desemprego, fraca produtividade das empresas, possível derrapagem das contas públicas, política fiscal e evasão ao fisco e à segurança social e a situação geopolítica internacional.

Sugerir correcção
Comentar