Romance atribuído a Saddam Hussein à venda em Portugal a partir de amanhã

Foto
Televisão iraquiana

Um livro que conta a história de amor entre um rei mesopotâmio e a plebeia Zabiba, atribuído ao Presidente iraquiano, Saddam Hussein, é posto sexta-feira à venda em Portugal.

Depois da França, Portugal é o segundo país ocidental onde é colocado à venda "Zabiba e o Rei", que foi editado em 2000 no Iraque com autoria anónima.

Aquando da sua edição iraquiana, os serviços secretos norte-americanos (CIA) e israelitas (Mossad) reconheceram na narrativa o estilo do Presidente iraquiano, o que, segundo as Publicações Europa-América, que o edita, foi admitido pelo seu filho Uday Hussein, ministro da Cultura.

O romance, à maneira dos contos das mil e uma noites, narra a história de um rei que se apaixona pela plebeia Zabiba. Uma história passada na Mesopotâmia (região do Médio Oriente cujos limites correspondem, grosso modo, ao actual Iraque) num tempo anterior ao profeta Maomé.

Todavia, não se trata de uma simples história amorosa, já que, afirma a editora, "é um livro premonitório". Zabiba personificará o Iraque e o rei a evolução do país, e até mesmo o próprio Saddam na fase final do romance. A violação de Zabiba, a 17 de Janeiro, data do início da primeira guerra no Golfo Pérsico, em 1991, é uma das metáforas apontadas.

Já editado também no Egipto e na China, o livro chega a Portugal "através de um agente francês a quem as Publicações Europa-América compraram os direitos", disse à Lusa fonte da editora.

No Iraque, o romance deu origem a uma peça teatral que foi apresentada em Bagdad em Maio do ano passado, por ocasião do 65º aniversário de Saddam Hussein.

A venda do livro em Portugal reverterá para o Crescente Vermelho (organização muçulmana análoga à Cruz Vermelha) e para um fundo de auxílio às crianças iraquianas vítimas da fome e da guerra, disse a mesma fonte.

Sugerir correcção
Comentar