Primeiros-ministros britânico, espanhol e português aguadam chegada de Bush

Tony Blair e José Maria Aznar juntam-se a Durão nas Lajes

O primeiro chefe de Governo a chegar hoje à Base das Lajes, na ilha Terceira, Açores, para a cimeira sobre o Iraque foi Durão Barroso. Seguiu-se o seu homólogo britânico, Tony Blair, cujo avião aterrou na base mais de três horas depois, e o primeiro-ministro espanhol, José Maria Aznar, que pouco depois das 16h30.

Antes da hora prevista, o avião que transportava Durão Barroso até aos Açores aterrou pelas 12h15 na Base das Lajes. Mais de três horas depois, cerca das 15h45, o chefe de Governo de Londres pisava território português, para se juntar ao seu homólogo português naquela que foi considerada a última tentativa da diplomacia para chegar a uma solução pacífica, uma hipótese gorada, segundo a maioria dos aliados de Washington numa ofensiva no Iraque, sem o aval das Nações Unidas. O próprio Tony Blair afirmava a bordo do avião da British Airways com destino aos Açores que se estava "na fase final da diplomacia".

Também na Base das Lajes está já o primeiro-ministro espanhol, o terceiro dos participantes a chegar para a cimeira, pelas 16h25.

George W. Bush é aguardado a qualquer momento.