Bloco de Esquerda pede demissão do ministro da Agricultura

Foto
Sevinate Pinto é acusado de não ter "condições políticas para manter as suas responsabilidades governativas" Paulo Carriço/Lusa

O Bloco de Esquerda quer a demissão do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, caso se confirme que Sevinate Pinto tinha conhecimento, desde Outubro passado, que estavam a ser comercializadas aves contaminadas com substâncias cancerígenas, nomeadamente nitrofurano.

No seu sítio online, o Bloco de Esquerda sustenta que o ministro ter-se-á comportado "de forma leviana, irresponsável e negligente, sendo politicamente responsável pela inexistência de informação aos portugueses que, entretanto, terão consumido os produtos contaminados", a "confirmarem-se as notícias vindas a público".

Na mesma nota, os bloquistas lembram duas interpelações do partido ao secretário de Estado da Agricultura, Frazão Gomes, e aos deputados da maioria parlamentar - a 7 e 13 de Fevereiro - nas quais foi questionada "a existência de problemas graves de segurança alimentar em Portugal". Em resposta, continua o Bloco de Esquerda, foi dito que os casos avançados, nomeadamente um estudo revelado pela Associação de Defesa do Consumidor -Deco, se tratavam de "alarmismo não fundamentado junto dos consumidores".

Porém, o director-geral de Veterinária, Carlos Agrela Pinheiro, afirmou hoje que as aves contaminadas com o antibiótico proibido nitrofurano já entraram no circuito comercial, algumas delas há seis meses. O PÚBLICO avançou que os primeiros resultados positivos à presença de nitrofuranos em aves começaram a surgir há quatro meses.

Agrela Pinheiro contou que as investigações duravam há meses, mas que só a 12 de Fevereiro se avançou para o sequestro das explorações avícolas suspeitas, que serão pelo menos 43.

O Bloco de Esquerda coloca agora a questão: "ou o ministro sabia da situação ou a Direcção Geral de Veterinária não o informou durante quatro meses". Nesse caso, continuam os bloquistas, apenas se poderá "concluir que o Ministério da Agricultura tem graves problemas de comunicação e articulação nos mecanismos de controlo e fiscalização da segurança alimentar, que põem em risco a saúde dos portugueses".

Para o partido, "o Governo não só foi negligente como pôs em risco a saúde pública dos portugueses, por omissão na acção e na publicitação das empresas em causa". Defendendo que o ministro "não tem condições políticas para manter as suas responsabilidades governativas", o Bloco de Esquerda apela ao primeiro-ministro, Durão Barroso, que substitua Sevinate Pinto no cargo.

Sugerir correcção
Comentar