"Skinhead" português aguarda extradição em prisão belga

Foto
PUBLICO.PT

O “skinhead” que matou Alcino Monteiro no Bairro Alto, em Lisboa, a 10 de Junho de 1995, está detido na prisão de Forest, em Bruxelas, onde aguarda a chegada da documentação necessária à sua extradição para Portugal.

Hugo Silva foi condenado a 18 anos de prisão pela morte de Alcino Monteiro em 1995, mas aproveitou uma saída precária que lhe foi concedida em Dezembro de 2001 para fugir do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, onde se encontrava a cumprir a pena desde Fevereiro de 1998.

O “skinhead” português foi detido na sexta-feira em Bruxelas, no âmbito de um mandado internacional de captura emitido pela Polícia Judiciária. Hugo Silva foi ouvido no mesmo dia pelo juiz de instrução, que confirmou a sua prisão, tendo em vista a sua extradição para Portugal.

Fonte do Ministério Público disse hoje que "a Bélgica deverá receber, em breve, a formalização do pedido de extradição por via diplomática", sendo normalmente necessários "um a dois meses" para concluir todo o processo.

O crime remonta ao ano de 1995, quando Alcino Monteiro foi espancado e assassinado no Bairro Alto, em Lisboa, por um grupo de “skinheads”.

No banco dos réus do julgamento, que decorreu de 31 de Janeiro a 4 de Junho no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, em Monsanto, sentaram-se 17 arguidos, tendo Hugo Silva sido um dos condenados com a pena mais pesada.

Sugerir correcção
Comentar