Oito escolas básicas de Lisboa recebem 150 mil euros para apoiar alunos de risco

O acordo foi assinado hoje pelo IDT e pelo IAC com o objectivo de prestar apoio técnico e financeiro de Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família, em escolas básicas do 2º e 3º ciclos situadas em zonas de intervenção prioritárias da capital.

Segundo Manuel Coutinho, do IAC, actualmente estão já em funcionamento 13 gabinetes, embora "o protocolo só incida sobre oito, situados em escolas consideradas mais prioritárias".

Manuel Coutinho explicou que foram as próprias escolas a solicitar ao instituto a criação dos gabinetes, até porque estes já tiveram resultados muito positivos. O responsável salientou que já se constatou uma diminuição significativa do abandono, absentismo e violência escolar nas escolas com essas estruturas de apoio.

Os gabinetes contam com técnicos e formação do IAC e com verbas do IDT que garantam o seu funcionamento como unidades autónomas, sob a gestão das escolas.

Ao IDT cabe ainda a divulgação e promoção de iniciativas na área de combate à droga e à toxicodependência, articulando esforços com todas as entidades que promovam os mesmos fins.

Sugerir correcção
Comentar