Oito líderes europeus apoiam EUA na guerra contra o Iraque

Foto
George W. Bush recebeu o apoio de oito países de uma Europa dividida Tim Sloan/AFPI

Os líderes de oito países da Europa, entre os quais cinco da União Europeia, manifestam hoje o seu apoio formal a uma guerra contra o Iraque liderada pelos EUA. O primeiro-ministro português, Durão Barroso, é um dos signatários.

Espanha, Portugal, Reino Unido, Itália, Hungria, Polónia, Dinamarca e República Checa dão o seu apoio inequívoco aos Estados Unidos no seu esforço de guerra para desarmar e derrubar Saddam Hussein.

Para os oito signatários da missiva é a própria credibilidade das Nações Unidas que está em jogo. "Não podemos permitir que um ditador viole sistematicamente aquelas resoluções. Se as resoluções não forem cumpridas, o Conselho de Segurança perderá a sua credibilidade e, em consequência, a paz mundial sofrerá", refere o documento. "Temos de nos manter unidos na insistência em que o seu regime seja desarmado. A solidariedade, a coesão e a determinação da comunidade internacional são a nossa melhor esperança de consegui-lo pacificamente. A nossa força reside na nossa unidade", afirma ainda o documento numa clara alusão às posições anti-belicistas proclamadas pela França e pela Alemanha.

Os oito países sublinham que a resolução 1441 é "a última oportunidade para que Saddam Hussein se desarme através de meios pacíficos". E colocam nas suas mãos a "oportunidade de se evitar um confronto maior". Em jeito de salvaguarda declaram que "a Europa não está em conflito com o povo iraquiano", mas afirmam que "ele é a primeira vítima da brutalidade do actual regime iraquiano".

O documento começa com uma longa explicação sobre os laços que unem os Estados Unidos à Europa: a democracia, a liberdade individual, os direitos humanos e o primado do Direito. Os ataques do 11 de Setembro são encarados como um ataque contra "todos nós", o que faz do elo transatlântico "a garantia da nossa liberdade".

"Janela de oportunidades está prestes a fechar-se"

Washington considera que existe ainda uma "janela diplomática" para evitar a guerra que consiste na multiplicação de contactos diplomáticos para reforçar a unidade da comunidade internacional face ao Iraque.

Por outro lado, de acordo com o embaixador francês nas Nações Unidas, Jean-Marc de La Sablière, a maioria dos países-membros do Conselho de Segurança da ONU pronunciou-se ontem a favor de um prolongamento da missão dos inspectores no Iraque.

À margem desta reunião, o embaixador iraquiano nas Nações Unidas, Mohamed Al-Douri, garante que o seu país tem a intenção de "cooperar activamente" com os ispectores.

Por seu lado, o embaixador norte-americano na mesma organização, John Negroponte, afirmou que "mesmo que ainda não exista um calendário [para um eventual ataque], a situação é urgente" e refere que "a janela de oportunidades está prestes a fechar-se".

Ontem, o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, e o seu colega da Defesa, Donald Rumsfeld, apresentaram no Congresso novos elementos que alegadamente estabelecem ligações entre o Iraque e o grupo terrorista Al-Qaeda. "Eles têm dados concretos que provam as suas posições em relação ao Iraque", afirmou aos jornalistas a congressista democrata Carolyn Maloney, eleita por Nova Iorque.

No entanto, um outro representante democrata, James Oberstar, mostrou-se menos impressionado com o que viu. "Se o que eles apresentaram ontem é tudo o que têm, não acredito que possam convencer os outros países da justiça da posição americana", afirmou.

Também ontem, Donald Rumsfeld, que já tinha classificado a França e a Alemanha como países da "velha Europa", voltou à carga afirmando que estes dois países não representam "o conjunto" do Velho Continente.

A reunião do Conselho de Segurança de 5 de Fevereiro na qual Powell deverá apresentar "as provas" sobre o programa de armas de destruição maciça iraquianas será presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Joschka Fischer.

Soldados norte-americanos já estão no norte do Iraque

Pela primeira vez, o chefe do Estado-maior norte-americano, general Richard Myers, admitiu que os militares dos EUA já estão no norte do Iraque. De acordo com Myers existe já um número "não muito grande" de soldados norte-americanos num território tradicionalmente controlado pelos curdos iraquianos.

Sugerir correcção
Comentar