A primeira eliminatória tem lugar hoje (16) no Triplex, com a actuação de Carter, Ölga, Hugo Gouveia, Le Partisan e Moovees. Amanhã (17), é a vez do Bla Bla receber os Simple Tone, Sons De Cá, Boîte Zuleika, Nuno Marc’s Band e Helenaazul. Dia 18 passam pelo teste, no On-off Club, Lulla Bye, Lunasea Sane, Bliss, Ashfield e Fritz Kahn & The Miracles. Para o B-Flat, dia 23, está agendada a presença de Insert Coin, Rose Blanket, My Tie, Alla Polacca e Smoke The Pipe. A última eliminatória decorre a 24 na Casa das Artes, ondem prestam provas os Abstrakt Circle, Lupanar, Warning Project, Devir e Israel Pereira & Luís Peças.
De acordo com a organização, a nona edição do Termómetro Umplugged foi a mais participada de sempre, com 183 projectos recebidos.
À semelhança dos anos anteriores, o prémio para a banda vencedora consiste na edição de um CD-single com dois temas originais, um videoclip e uma sessão de fotografia profissional, além de ter presença garantida na próxima edição do Festival de Paredes de Coura.
Um dos mais reputados concursos de música moderna portuguesa, o festival acústico arrancou em 1994 com o objectivo de dar a conhecer novos valores. Por ali já passaram mais de 200 bandas, incluindo nomes como Blind Zero, Ornatos Violeta ou Silence 4, que ali foram descobertos. No ano passado, os vencedores foram os Stowaways, de Matosinhos.