PS saúda recuperação de dívidas mas adverte para problemas estruturais
"Congratulo-me que esta iniciativa tenha dado algum resultado. Em si é positivo que as pessoas tenham acorrido para pagar os seus impostos", disse o deputado socialista Joel Hasse Ferreira.
O processo de regularização de dívidas ao fisco permitiu ao Governo arrecadar mil milhões de euros de impostos em atraso, valores que excederam as próprias expectativas do executivo, segundo a edição de hoje do semanário "Expresso".
O deputado do PS e membro das comissões parlamentares de Economia e Finanças e Execução Orçamental salienta, porém, que este processo "deixou de fora as empresas" e não corresponde a "nenhuma medida estruturante de cobrança de dívidas fiscais" como o Plano Mateus, tendo servido apenas para "tapar buracos".
Além disso, sublinhou, o Governo "não foi capaz de resolver estruturalmente o problema do défice" das contas públicas nacionais.
Aspectos importantes da despesa do Estado como a administração pública ou o sector empresarial do Estado ficaram, no entender de Joel Hasse Ferreira, por resolver.
O deputado socialista alertou ainda que o processo regularização de dívidas "pode desestimular o pagamento atempado dos impostos" por parte dos contribuintes tornando-se, na prática, uma medida que "beneficia o infractor".