Herdeiro do trono italiano pisa Roma 56 anos depois do exílio

Foto
O herdeiro do trono italiano chegou acompanhado da mulher, Marina Doria, e do filho, Manuel Filiberto Alessandro Bianchi/ANSA

Victor Manuel de Sabóia, herdeiro do trono de Itália, chegou hoje a Roma, num regresso que põe fim a mais de cinco décadas de exílio. O Papa recebeu a família real no Vaticano nesta visita relâmpago, já que Victor Manuel regressa a Genebra (Suíça) ainda hoje.

O herdeiro do trono italiano - acompanhado pela mulher, Marina Doria, e do filho, o príncipe Manuel Filiberto - chegou hoje ao aeroporto romano de Ciampino num voo privado que partiu de Genebra, cidade onde reside.

O filho de Umberto II, o último rei italiano, manteve um encontro de cerca de 20 minutos com o Sumo Pontífice, durante o qual trocaram recordações e saudações natalícias.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, os Sabóia estavam "visivelmente emocionados". "Para nós esta visita é de grande importância e uma jornada histórica", disse Victor Manuel.

Desde o passado dia 10 de Dezembro, Victor Manuel e o seu filho foram autorizados a viajar para Itália como simples cidadãos. Nessa data entrou em vigor uma reforma constitucional aprovada pelo Parlamento que revogou a proibição de entrar no país aos descendentes varões da família real. Essa lei datava de 1946 e destinava-se a sancionar a colaboração de Victor-Emmanuel III com o regime fascista de Mussolini e a assinatura de leis consideradas discriminatórias.

O herdeiro da casa real havia anunciado em repetidas ocasiões que a sua primeira visita a Itália seria ao Papa e que desejava regressar antes do Natal.

Victor Manuel e o seu filho utilizaram na viagem os seus passaportes italianos que lhes foram entregues no mês passado pelo consulado de Itália em Genebra.

Victor Manuel expressou publicamente o seu agradecimento ao primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, cujo Governo propiciou o fim do seu exílio. "Sinto uma emoção indescritível", assegurou hoje antes de voltar para a Suíça.

Sugerir correcção
Comentar