Metro de superfície de Algés à Amadora pronto em 2005

Foto
O metropolitano de superfície que ligará a malha urbana exterior de Lisboa é o primeiro projecto com a marca de Valente de Oliveira Inácio Rosa/Lusa

A construção da primeira fase do metropolitano de superfície que ligará a zona de Algés à Falagueira, no concelho da Amadora, deverá estar concluída em 2005, disse hoje o ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação.

Valente de Oliveira assistiu à apresentação do projecto, que irá percorrer o concelho de Loures e chegará à estação de Santa Apolónia, num investimento que poderá aproximar-se dos mil milhões de euros.

A ligação de Algés à Falagueira já foi aprovada pelo Governo e o respectivo projecto deverá ser entregue até ao final do ano.

A segunda fase da infra-estrutura ferroviária prevê a ligação de Famões, Odivelas e Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures.

Um outro traçado ligará a Falagueira ao aeroporto e à estação intermodal do Oriente, numa extensão de 12,8 quilómetros.

Um terceiro troço está previsto para a zona de Alcântara até Santa Apolónia, numa extensão de 10,3 quilómetros.

O ministro disse que gostaria de ver uma parceria público/privado, apesar de admitir que o motor do projecto será o Estado e as câmaras municipais.

Para acolher eventuais parceiros privados, serão abertos concursos públicos para as várias fases do empreendimento, defendeu Valente de Oliveira, que pôde apresentar hoje o seu primeiro projecto de obras públicas enquanto membro do Executivo.

Para o sector da construção, esta infra-estrutura ferroviária constitui um primeiro passo para dinamizar as obras públicas e aumentar os níveis de confiança dos empresários do ramo.

Sugerir correcção
Comentar