Tribunal do Paquistão condena à morte seis homens por violação colectiva de uma mulher

Foto
O julgamento do caso de Mai foi rodeado de fortes medidas de segurança e não se registaram incidentes após o anúncio do veredicto Saeed Khan/AFP

Um tribunal do Paquistão condenou hoje à morte seis homens que fizeram parte de um grupo que violou uma mulher na província de Punjab, às ordens de um conselho tribal local.

Dois dos homens foram condenados à morte por terem cometido a violação e outros dois por exercerem funções no conselho tribal local ("panchayat") que autorizou o crime. Os condenados têm ainda de pagar uma multa de 675 euros cada um.

Oito outros acusados pelo mesmo crime, todos membros do conselho tribal, foram absolvidos perante o tribunal especial anti-terrorismo da cidade de Dera Ghazi Khan, situada na mesma província.

Mukhtar Mai, de 30 anos, foi vítima de violação a 22 de Junho e não compareceu em tribunal para a leitura da sentença. Ontem, a mulher disse à Reuters que os membros da sua família foram ameaçados de morte.

O irmão mais velho de Mai, Hazoor Bakhsh, declarou-se satisfeito com o veredicto. "Eles cometeram um grande crime contra a minha irmã e a decisão está de acordo com as nossas expectativas", declarou.

O advogado de defesa Malik Mohammad Saleem considerou, por seu lado, que a decisão do tribunal resultou de pressões governamentais. "Não foi uma decisão independente do juiz. Não foi conforme aos factos", afirmou.

Mai foi violada depois de se ter dirigido ao conselho tribal local da aldeia de Meerawali para resolver uma disputa com um clã rival. A mulher deslocou-se ao conselho tribal depois do seu irmão de doze anos ter sido raptado e sodomizado por membros da família mastoi, como punição por ter tido uma relação ilícita com uma das familiares do clã.

O conselho tribal decidiu que, para salvar a honra da família mastoi, o irmão de Mai deveria casar-se com a mulher com quem teve a relação e a própria Mai, que é divorciada, devia casar-se com um homem do clã. A mulher rejeitou a decisão, tendo sido violada por quatro membros da família mastoi e obrigada a regressar a casa praticamente nua perante centenas de pessoas.

Os membros do clã presentes em tribunal ficaram visivelmente perturbados com o veredicto, mas não houve qualquer reacção violenta.

Os assassínios de honra são comuns nas zonas rurais do Paquistão, tendo o caso de Mai gerado indignação depois de ter sido divulgado pelos órgãos de comunicação social locais. Os conselhos tribais são muitas vezes criados para resolver disputas locais.

Sugerir correcção
Comentar