Contacto com cães e gatos reduz fortemente alergias em crianças

As crianças que crescem em contacto com cães ou gatos têm um risco fortemente reduzido de sofrerem das alergias mais comuns, segundo os resultados de um estudo americano, a publicar amanhã no Jornal da Associação Médica Americana, junto de 500 crianças dos zero aos sete anos.

"Analisámos os dados para saber se a exposição a cães e gatos aumentaria os riscos, mas estes apontaram precisamente na direcção oposta", explicou Dennis Ownby, da faculdade de Medicina de Georgia, autor do estudo.

Os investigadores analisaram, durante sete anos, um grupo de 474 crianças, comparando as 184 expostas durante a sua infância a um mínimo de dois cães ou gatos às 220 que não tiveram contacto com animais. Assim, descobriram que as crianças expostas a dois animais domésticos ou mais reduziram para metade os riscos de serem sujeitas às alergias mais comuns.

A título de exemplo, 15.5 por cento das crianças sem animais são alérgicas aos gatos, contra 11.6 por cento das crianças que vivem com um animal e os 7.7 por cento das que conviveram com dois.

"O que acontece quando as crianças brincam com cães ou gatos? Os animais dão-lhes lambidelas, o que transmite várias bactérias que poderão modificar a forma como o sistema imunitário responde, ajudando a proteger de alergias", explicou Ownby.

Sugerir correcção
Comentar