Arafat demite chefe dos serviços de informação
De acordo com uma fonte próxima do líder palestiniano, Arafat assinou hoje o decreto afastando Tiraui, mas o responsável ainda não foi oficialmente notificado da sua demissão.
Na semana passada Tiraui foi acusado pelo Governo israelita de estar envolvido no planeamento de atentados contra alvos israelitas.
A destituição do responsável pelos serviços de informação surge dias depois de Arafat assinar os decretos demitindo os chefes da Segurança Preventiva na Cisjordânia (Jibril Rajoub), da Defesa Civil (Mahmoud Abu Marzouk) e da polícia (Ghazi Jabali).
O afastamento de Rajoub, uma das figuras mais influentes da Cisjordânia, foi contestada por cerca de 600 polícias da Segurança Preventiva, que acusam Arafat de ter cedido às pressões de Israel e dos EUA. Ontem, vários representantes deste serviço encontraram-se com Arafat, tendo pedido ao líder palestiniano para que nomeie Rajoub para um cargo “pelo menos tão importante” como o que ocupava até agora.
O afastamento dos chefes das forças de segurança surge num quadro de uma reestruturação dos serviços de segurança prometida por Arafat. No âmbito do mesmo processo, os serviços de segurança, até agora dependentes de Arafat, vão passar para a tutela do novo Ministério do Interior palestiniano.