Portugueses são os que menos lêem na União Europeia

Quanto à leitura de jornais, a maior percentagem dos que afirmam nunca os ler encontra-se na Grécia (31 por cento), seguida de Portugal (26 por cento) e da Espanha (23 por cento), para uma média europeia de 12,7 por cento. Apenas 25 por cento dos portugueses lê jornais cinco a sete vezes por semana, quando a média europeia é de 46 por cento.

Segundo o inquérito, conclui-se também que o cinema é a actividade cultural favorita dos habitantes da UE, estando à frente das outras duas mais praticadas, a frequência das bibliotecas e a visita a monumentos históricos. Em média, no ano passado, os europeus foram entre duas a três vezes ao cinema, sendo que os espanhóis são os frequentadores mais habituais (2,38), seguidos dos irlandeses (2,27); os franceses estão dentro da média (2,03), enquanto os finlandeses são os que vão menos ao cinema (1,07).

E se praticamente todos os europeus (98 por cento) vêem televisão, 53 por cento dos interrogados não utilisam o computador. Os portugueses são os que, entre os europeus, mais atenção dedicam à música folk/tradicional: apesar da música pop/rock ser a mais escutada ao nível da UE (55 por cento dos inquiridos), os portugueses (65 por cento), gregos (63 por cento) e austríacos (45 por cento) são os que mais ouvem música tradicional. A sondagem foi realizada entre 22 de Agosto e 27 de Setembro de 2001, junto de 16162 pessoas.