Portugueses são os que menos lêem na União Europeia

Portugal tem a taxa de leitura mais baixa da União Europeia (UE), revelam os resultados de uma sondagem Eurobarómetro divulgada anteontem, em Bruxelas, pela Comissão Europeia. Em média, 60 por cento dos europeus declarou ter lido pelo menos um livro por ano, mas em Portugal essa percentagem é de 32 por cento. Os suecos são os que mais lêem (80 por cento), seguidos dos finlandeses (70 por cento), dos britânicos (74 por cento), dos espanhóis (47 por cento) e dos gregos (45 por cento).

Quanto à leitura de jornais, a maior percentagem dos que afirmam nunca os ler encontra-se na Grécia (31 por cento), seguida de Portugal (26 por cento) e da Espanha (23 por cento), para uma média europeia de 12,7 por cento. Apenas 25 por cento dos portugueses lê jornais cinco a sete vezes por semana, quando a média europeia é de 46 por cento.

Segundo o inquérito, conclui-se também que o cinema é a actividade cultural favorita dos habitantes da UE, estando à frente das outras duas mais praticadas, a frequência das bibliotecas e a visita a monumentos históricos. Em média, no ano passado, os europeus foram entre duas a três vezes ao cinema, sendo que os espanhóis são os frequentadores mais habituais (2,38), seguidos dos irlandeses (2,27); os franceses estão dentro da média (2,03), enquanto os finlandeses são os que vão menos ao cinema (1,07).

E se praticamente todos os europeus (98 por cento) vêem televisão, 53 por cento dos interrogados não utilisam o computador. Os portugueses são os que, entre os europeus, mais atenção dedicam à música folk/tradicional: apesar da música pop/rock ser a mais escutada ao nível da UE (55 por cento dos inquiridos), os portugueses (65 por cento), gregos (63 por cento) e austríacos (45 por cento) são os que mais ouvem música tradicional. A sondagem foi realizada entre 22 de Agosto e 27 de Setembro de 2001, junto de 16162 pessoas.

Sugerir correcção
Comentar