Mulheres homenageadas em Portugal

Foto
As mulheres portuguesas podem hoje escolher vários acontecimentos para celebrar o seu dia DR

No dia que as homenageia, as mulheres portuguesas podem hoje escolher vários acontecimentos para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O mais solene será a condecoração de 16 mulheres por parte do Presidente da República, Jorge Sampaio. Políticos, sindicatos, associações, todos se lembram hoje das mulheres.

A pintora Dulce d'Agro será distinguida com a Ordem de Santiago da Espada, enquanto a Ordem da Liberdade será imposta à enfermeira Isaura Borges Coelho. Com a Ordem do Infante D. Henrique serão homenageadas a actriz Irene Cruz, a diplomata Maria Josefina Carvalho, a jurista Paula Escarameia e a professora Maria Adriana Sousa Carvalho.

Receberão a Ordem de Mérito Maria Eduarda Cruzeiro, presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Maria Fernanda Navarro da Silva Nascimento, uma das responsáveis pela introdução dos programas de saúde materno- infantil, a primeira mulher juíza em Portugal, Maria Ruth Pereira Garcez, e a fundadora da Associação das Mulheres Juristas, Teresa Féria Almeida.

A Ordem de Mérito será igualmente imposta à bombeira Teresa Dantas, à primeira sargento do Exército Paula Cristina Ragageles e à agente da PSP Ana Letra.

Maria Luísa Cortesão, professora catedrática da Universidade do Porto, Maria da Graça Martins da Silva Carvalho, investigadora na área da Energia e Ambiente, e Inácia Mendes Lagareiro, funcionária do Agrupamento de Escolas do Barreiro, também receberão a Ordem de Mérito.

Políticos em campanha piscam o olho às mulheres

O sexto dia de campanha eleitoral para as legislativas de 17 de Março sai à rua com um piscar de olho às mulheres. Quase todos os candidatos resolveram apelar hoje aos votos femininos, promover iniciativas para discutir os problemas das mulheres ou simplesmente homenageá-las.

O secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues, começa o dia num encontro com mulheres no hotel de Lamego; por sua vez, o

líder da CDU, Carlos Carvalhas, fecha o dia num jantar comemorativo do Dia Internacional da Mulher na Cova da Piedade.

O Bloco de Esquerda vai estar em Setúbal, onde Francisco Louçã e Fernando Rosas vão participar num jantar evocativo do dia da Mulher no Bairro da Bela Vista.

Na agenda do líder do PSD, Durão Barroso, ou do líder popular Paulo Portas, não estão previstas acções subordinadas ao dia da Mulher.

Debates, festas e inaugurações no feminino

Fora as condecorações há debates, festas, lançamento de estudos e inaugurações um pouco por todo o país. Lutas também, como a concentração pela efectivação dos seus direitos programada para Guimarães pela União dos Sindicatos de Braga, em que participa o secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva.

De novo em Lisboa, a deputada do partidos ecologista "Os Verdes" Isabel Castro aborda a situação das mulheres prostitutas durante uma visita à associação O Ninho, a União dos Sindicatos de Lisboa (USL) promove uma tribuna pública "Pela Efectivação do Direito à Igualdade nos Locais de Trabalho" e a Sociedade Portuguesa de Senologia uma conferência sobre os "Rastreio do Cancro da Mama - Mamografias: Sim ou não".

"Devem as Mulheres Portuguesas Ser Julgadas e Condenadas em Tribunal por Abortarem" é a questão que Plataforma pela Despenalização do Aborto "Direito de Optar" debate também em Lisboa, enquanto a Associação Popular Ribeiro dos Santos discute o tema "A Mulher no Século XXI".

Em Cascais, a Câmara Municipal apresenta os resultados de um estudo coordenado pela autarquia sobre medidas de combate à violência doméstica, na Moita decorre uma festa convívio para as mulheres eleitas e trabalhadoras das autarquias do concelho e no Montijo é inaugurada a Casa de Acolhimento para Mulheres e Crianças Vítimas de Violência.

A Norte, além da concentração em Guimarães, no Porto, a Plataforma "Direito de Optar" promove uma festa/convívio e a Comissão de Mulheres da UGT uma conferência de imprensa em Mirandela.

Em Coimbra tem lugar o colóquio "A Mulher na Política - Presente, Passado e Futuro", organizado pela Cooperativa Arte-Via e Pelo Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Região Centro, em que participam deputadas, dirigentes partidárias e presidentes de municípios.

Nas ilhas, o Funchal recebe o seminário sobre a "Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres no Novo Século", por iniciativa da União de Sindicatos da Madeira. Já em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, nos Açores, a UGT distribui folhetos com informação sobre os direitos da mulher e oferece uma flor para assinalar o Dia Internacional da Mulher.

Sugerir correcção
Comentar