Ex-presidente do Serviço de Parques lança hoje livro

José de Almeida Fernandes foi presidente do Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza durante vários anos, foi professor universitário e investigador na área da entomologia. Hoje, na Mãe de Água, em Lisboa, às 17h00, apresenta o seu livro "Do Ambiente Propriamente Dito - Considerações pouco canónicas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento Humano". Nele, Almeida Fernandes expõe a sua "visão muito pessoal sobre o mundo, o homem, o seu lugar no universo próximo, e a sua natureza."

Classifica-se a si próprio como "ambientalista céptico" e admite que o livro "espelha [algum] pessimismo", mas Almeida Fernandes deixa aqui e ali alguma dose de esperança no futuro da humanidade. Da experiência que tem na gestão das áreas protegidas, Almeida Fernandes lança para a discussão alguns temas da maior actualidade: a falta de objectivos claros na actual Lei -Quadro da Conservação da Natureza; a falta de adequação da Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza; ou o real poder de intervenção do Instituto para a Conservação da Natureza.

Apesar de o não dizer claramente, Almeida Fernandes mostra-se neste livro como fazendo parte de um grupo de ambientalistas nascidos nos anos 30 e 40 que sonhou uma outra Terra e um outro Ambiente. Parafraseando o próprio: "Como seria o nosso mundo humano se não existissem sonhadores e seguidores dos sonhos?"

Sugerir correcção
Comentar