Politeama recebe hoje "A Casa do Lago"

Foto
Ruy de Carvalho no papel que Henry Fonda interpretou no cinema Dulce Fernandes

A nova encenação de Filipe La Féria, “A Casa do Lago”, chega hoje ao Teatro Politeama, em Lisboa, depois da estreia em Dezembro no Funchal. No palco, Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho retomam os papéis que Henry Fonda e Katharine Hepburn interpretaram no cinema.

Uma piscina artificial ocupa a dianteira do palco do Politeama, de um lado ao outro. A completar o cenário, há uma imensa estrutura em madeira - a cabana -, ladeada por uma quase ameaça de floresta, árvores em tons outonais vermelho-laranja-amarelo. O lago, propriamente dito, é uma inovação da temporada lisboeta.

No seu original, “A Casa do Lago” é um texto da autoria do norte-americano Ernest Thompson, que lhe valeu o Óscar de melhor argumento pela sua adaptação cinematográfica em 1981. Na tela, os papéis principais couberam a Henry Fonda e Katharine Hepburn, galardoados, respectivamente, com o Óscar de melhor actor e de melhor actriz em 1982.

“A Casa do Lago” de La Féria conta a história de um casal de idosos (Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz) que regressa à casa de férias, à beira do lago, para passar o Verão. O azedume dele contrasta com a vivacidade dela. A visita da filha - no filme, interpretada por Jane Fonda; aqui por Maria de Lima - vem despertar fantasmas.

Sugerir correcção
Comentar