Rui Pena procura consensos para aquisição de submarinos

Foto
Rui Pena espera uma resposta positiva do Presidente da República e dos partidos com assento parlamentar Manuel Moura/Lusa

A decisão sobre a aquisição de submarinos para equipar a Marinha poderá ficar congelada até à tomada de posse do Governo que sair das mais que prováveis eleições legislativas antecipadas. O ministro da Defesa, Rui Pena, já confirmou essa possibilidade, aguardando uma resposta positiva do Presidente da República e dos partidos com assento parlamentar.

Como explicou o governante socialista, só um "consenso alargado" que inclua Jorge Sampaio e, pelo menos, o PSD, permitirá salvar ainda o "dossier" da compra dos submarinos - cuja negociação estava quase encerrada - até ao termo de funções do actual Executivo.Caso não seja possível reunir o consenso necessário em torno desta medida, Rui Pena não tem dúvidas: "é óbvio que não irei para a frente", disse, citado pela Lusa.
"Por muito voluntarismo que tenha, tenho que respeitar a Constituição e respeitar democraticamente o parecer das forças partidárias, tendo a consciência de que sou membro de um Governo demissionário", referiu o ministro da Defesa.
Estando, em princípio, assegurada a concordância do CDS-PP, Rui Pena espera agora por um sinal da parte dos PSD, admitindo que, tratando-se de um "partido responsável", responderá favoravelmente ao apelo do ministro da Defesa nesse sentido.
Caso não consiga desbloquear o processo de compra dos submarinos, Rui Pena espera que o novo Executivo tome "rapidamente" uma decisão sobre o assunto, tanto mais que, como explicou, o processo de aquisição dos submergíveis estava já em fase avançada de elaboração e iria ser concluído logo após a assinatura do contrato para a compra de helicópteros pesados para a Força Aérea, que ocorreu ontem.
No entanto, o titular da pasta da Defesa não acredita que um eventual atraso na substituição dos actuais submarinos da Marinha tenha consequências nas capacidades operacionais daquele ramo das Forças Armadas.

Sugerir correcção
Comentar