PSD ganha maioria das câmaras no Porto, mas vitória teve um sabor amargo para Luís Filipe Menezes

Foto
Contra todas as previsões, Rui Rio conquistou a Câmara do Porto aos socialistas EstelaSilvaLusa

O PSD ganhou a maioria das presidências da Câmara no distrito do Porto, contando já com seis autarquias e mais três juntamente com o CDS/PP. A grande surpresa foi mesmo a vitória de Rui Rio no Porto, arrebatando a Câmara ao PS, mas esta conquista para os laranjas teve um sabor amargo para Luís Filipe Menezes, que sempre se opôs a esta candidatura.

O PSD conquistou as autarquias de Baião, Gondomar, Paços de Ferreira, Paredes, Póvoa do Varzim e Valongo. Com o CDS/PP, o PSD cobriu de laranja as câmaras da Maia, do Porto e em Vila Nova de Gaia.Quando faltam apenas quatro concelhos por apurar, o PSD leva ainda vantagem no novo município da Trofa, onde falta apurar uma freguesia e os socias-democratas ganham por quase 65 por cento dos votos, e em Penafiel, onde também faltam contar os votos de um freguesia e o PSD vai à frente com 50,29 por cento.
No Porto, os sociais-democratas conquistaram a câmara por uns escassos 5090 votos, o que faz com que o PSD e o PS tenham o mesmo número de mandatos: seis para os laranja e outros seis para os rosa. O 13ª mandato foi conquistado pelo candidato da CDU, nas mãos do qual ficará agora o "fiel da balança" e o voto decisivo em questões de empate.
Já o PS, conquistou as câmaras de Amarante, Lousada, Matosinhos e Vila do Conde. Também em Felgueiras, onde faltam apurar três freguesias, o PS vai à frente com Fátima Felgueiras a mostrar que é imune a polémicas. Em Santo Tirso falta apurar uma freguesia, mas os socialistas também levam vantagem.
Quanto à Câmara de Marco de Canavezes ficou nas mãos do CDS/PP.
No Porto. Fernando Gomes foi penalizado pela sua saída para o Governo e pela quezília com Nuno Cardoso. Mesmo assim, a sua saída foi uma surpresa, depois das sondagens terem sempre garantido a sua vitória, apesar de adivinharem um susto laranja. Nunca se pensou foi que o susto podesse ter proporções tão grandes e conquistar a câmara, ainda mais quando Rui Rio, o candidato do PSD e do CDS/PP não recolheu apoios de todas as facções dentro do seu próprio partido.
Escolhido por Durão Barroso e pelo líder concelhio do PSD, Sérgio Vieira, contra a vontade do líder distrital do Porto, Luís Filipe Menezes, e perante a descrença da esmagadora maioria, Rui Rio arregaçou as mangas conseguiu alterar o panorama político da Invicta.
No entanto, esta vitória, há muito almejada por Luís Filipe Menezes, deixa um sabor amargo na boca do social-democrata. É que a candidatura de Rui Rio contou desde sempre com a sua oposição, sendo o candidato inclusivé seu inimigo pessoal já desde os tempos da JSD, o que impediu Filipe Menezes de marchar triunfante esta madrugada na Avenida dos Aliados.
Com a vitória no Porto, em Penafiel, conquistadas ao PS, e na Trofa, Menezes deu ao PSD, pela primeira vez em muitos anos, a maioria das câmara do distrito do Porto, ao mesmo tempo que consolidava a sua posição de social-democrata mais votado do país.

Sugerir correcção
Comentar