Bombardeamentos dos EUA atingiram zonas civis, diz ONU

Foto
Os taliban avançam que 52 civis morreram ontem durante um ataque dos EUA a uma aldeia perto de Kandahar EPA

Os bombardeamentos das forças anglo-americanas atingiram áreas residenciais da capital afegã, Cabul, anunciaram hoje as Nações Unidas em Islamabad, Paquistão.

"As informações indicam que várias bombas atingiram as zonas residenciais de Khair Khana, perto dos centros de saúde e alimentação", explicou, em conferência de imprensa, Stephanie Bunker, a porta-voz da ONU no Paquistão. Também a área residencial de Macroryan foi atingida, segundo a responsável."As áreas residenciais e algumas aldeias perto de Cabul estão em perigo devido à presença taliban nesses sectores", disse Bunker.
A responsável adiantou que as últimas informações recolhidas pela ONU no território referem que "um hospital em Herat foi atingido e dado como destruído". "Tratava-se de um hospital militar, numa área militar nas imediações a este da cidade. Não temos informações sobre vítimas", continuou.
Entretanto, os taliban indicaram que 52 civis morreram durante um ataque dos Estados Unidos a uma aldeia perto de Kandahar (Sudeste do Afeganistão), na noite passada.
De acordo com Abdul Hanan Hemat, o chefe da agência de imprensa Bakhtar, órgão das milícias islâmicas, a aldeia de Chakoor Kariz, a 15 quilómetros a sudeste de Kandahar, foi igualmente bombardeada. "Eles [pilotos norte-americanos] devem ter confundido a aldeia com um campo ou uma base militar, mas trata-se de um acampamento de nómadas que aí se encontram devido à proximidade de um poço de água", disse Hemat à Reuters.
Estas últimas informações não foram confirmadas por fontes independentes.

Sugerir correcção
Comentar