França congela bens no valor de 30,6 milhões de euros

Foto
Mário Cameira/PUBLICO.PT

"A França já procedeu ao congelamento de várias contas, num montante de 30,6 milhões de euros", informou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Bernard Valero.Segundo a AFP, o ministério não precisou a data do congelamento nem o número e o nome das instituições financeiras implicadas.
A resolução 1267 da ONU, de 15 de Outubro de 1999, "exige aos taliban a entrega, sem demora, de Osama bin Laden às autoridades competentes", estabelecendo o congelamento de "fundos e outros recursos financeiros, oriundos de bens pertencentes aos taliban ou controlados directa ou indirectamente por eles, ou de qualquer empresa que pertença aos taliban ou que por eles seja controlada".
Por seu lado, a resolução 1333, adoptada a 19 de Dezembro de 2000, estipula o congelamento "sem demora" dos "fundos e outros activos financeiros de Osama bin Laden e dos indivíduos ou entidades que lhe estão associados".
Ontem, o Presidente dos EUA, George W. Bush, anunciou o congelamento dos bens e a proibição de efectuar transacções financeiras de 27 entidades e indivíduos alegadamente relacionados com Bin Laden.

Sugerir correcção
Comentar