Leão de Ouro de Veneza entregue a cineasta indiana

Foto
Mira Nair arrecadou para a Índia o principal prémio do Festival de Veneza EPA

O Leão de Ouro do 58º Festival de Cinema de Veneza foi hoje atribuído à cineasta indiana Mira Nair, pelo seu filme "Monsoon Wedding", um músical que conta com a participação de 68 actores e cujo enredo gira em torno da história de uma noiva que tem segundos pensamentos acerca do seu casamento de conveniência.

O iraniano Babak Payami, realizador de "O voto secreto", tido como o grande favorito desta mostra cinematográfica, acabou por levar para casa o galardão de melhor realizador do certame.O grande prémio do júri foi entregue, por seu lado, ao provocante "Hundstage", um filme do austríaco Ulrich Seidt, cujo conteúdo tem causado polémica em virtude do seu olhar muito particular sobre a sociedade austríaca e, em particular, sobre a classe média daquele país.
Nenhum dos filmes portugueses em competição em Veneza ganhou qualquer dos prémios hoje atribuídos. "Quem és tu?", de João Botelho, que concorria ao "Leão de Ouro", apenas recebeu o galardão "Open 2001", da Fundação Mimmo Rotella, pelas qualidades pictóricas da película.
"Água e Sal", de Teresa Villaverde, também na corrida ao "Leão do Ano", foi contemplado com uma menção honrosa num dos prémios colaterais, "Elvira Notari".
"Porto da Minha Infância", de Manoel de Oliveira, apresentado fora concurso, recebeu o prémio Bresson, patrocinado pelo Vaticano e já entregue no passado dia 1, bem como o "Prix Cict-Unesco", a outorgar em data a definir.
Foram nove os filmes portugueses apresentados no certame, mas todos ficaram aquém das expectativas dos responsáveis do ICAM que, inclusivamente, mandaram fazer cartazes em tom "triunfalista", espalhados pelo Lido: "Desta vez viemos de gôndola para conquistar o mundo".

Sugerir correcção
Comentar